• Entre em contato (32) 3239-5000
  • Atendimento domiciliar (32) 3311-7770
  • Whatsapp (32) 98834-2423
Entre em contato (32) 3239-5000 facebook.com/cortesvillela

Bem-vindo à central de ajuda do Côrtes Villela

Dúvidas são comuns na hora de realizar exames laboratoriais por isso criamos uma lista para ajudar a esclarecer as mais comuns. Veja a lista abaixo

As orientações do médico, quando documentadas, sempre prevalecem em relação às repassadas pelo laboratório. Nestes casos, é importante informar no ato do atendimento as orientações do médico. Se necessário, nosso corpo clínico entrará em contato com o médico.

Os resultados ficam disponíveis na internet e podem ser retirados em qualquer unidade do Côrtes Villela, independente de onde foi realizada a coleta. Você também pode optar por recebê-los via postal ou fax. Neste caso, é importante informar no atendimento.

 

Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes). Alguns cuidados após a coleta ajudam a reduzir os hematomas como: não dobrar o braço, usar blusas com mangas mais frouxas e evitar carregar qualquer peso (ex. bolsas e sacolas). Mesmo assim, caso apareça um hematoma é importante comunicar ao laboratório. O local voltará ao normal após a reabsorção do sangue, compressas de água morna no local algumas vezes ao dia podem acelerar o desaparecimento.

A maioria dos exames podem ser colhidos em qualquer horário, respeitando o tempo mínimo e máximo de jejum. Porém, alguns devem ser colhidos somente no período da manhã, já que sua concentração no organismo pode variar durante o dia. Em caso de dúvidas, entre em contato com o laboratório e receba as informações necessárias.

Alguns sim, mesmo após o término da ingestão do medicamento a interferência pode manifestar-se por semanas. Por outro lado, alguns exames são realizados justamente para pesquisar a presença e quantidade desses medicamentos. Então, o importante é informar a atendente todos os medicamentos utilizados recentemente.

Sim, mesmo em pequenas doses. O álcool compete com a glicose na geração de energia, altera o nível de triglicérides e outras dosagens bioquímicas. O café mesmo sem açúcar interfere com algumas dosagens bioquímicas e libera a produção de insulina. O fumo é excitante, além de poder interferir em alguns estudos da coagulação e de gases sangüíneos. Para o álcool, recomenda-se abstinência de pelo menos 48 horas.

Não. Apesar de alterar alguns exames, febre, resfriado e outras infecções virais das vias aéreas superiores não devem ser impeditivas para a realização do exame. Este fato deve ser relatado ao seu médico. Muitas vezes o exame é realizado para diagnóstico diferencial com outras patologias.

Dosagem de BetaHCG. Quando a mulher está grávida a placenta produz um hormônio que é denominado de BetaHCG (sub-unidade Beta do hormônio coriônico gonadotrófico). Este hormônio é produzido desde o momento da fecundação, mas a partir da primeira semana (7 dias) ele alcança níveis que permitem detectá-lo. A dosagem pode ser realizada na urina e no sangue. No sangue é mais sensível e permite quantificá-lo mais precocemente que na urina. Para a coleta em menores de 18 anos é necessário a presença de um responsável legal.

Sim. Dependendo da intensidade do exercício pode ocorrer uma diminuição nos níveis de glicose e aumento no número de leucócitos. Alguns metabólitos provenientes da atividade muscular podem estar alterados como CPK, Ácido Láctico, Mioglobina entre outros. Evite a realização de exercícios antes da coleta de seu material. Caso não seja possível, relate esse fato ao laboratório e a seu médico.

Sim. Porém é importante informar ao laboratório a data de início e a regularidade do ciclo, já que alguns hormônios e proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. No caso dos exames de urina o ideal é colher fora do período menstrual, se não for possível aguardar, proceder à higienização antes da coleta para minimizar as interferências.

Sim. Para homens pelo menos 3 dias de abstinência para realização dos exames PSA e Espermograma. Já para as mulheres recomenda-se que a coleta para exames de urina deve ser realizada 24 horas após a relação.

Sim, mas com moderação para não alterar a concentração sanguínea ou urinária.

Não, mas em alguns casos é fundamental. O tempo mínimo de jejum pode variar dependendo do exame a ser realizado, de 4h até 12 horas, nunca devendo ultrapassar 14 horas. Por exemplo, para exames de Colesterol e Triglicérides é necessário permanecer 12 horas de jejum. Já para o TAP recomenda-se jejum de 4 horas.