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Corrida de rua: quais seus benefícios para a melhor idade?





A corrida de rua é uma atividade física que vem ganhando o coração de muitas pessoas, se tornando um dos esportes mais praticados no mundo todo. Pelos benefícios que proporciona como emagrecimento, fortalecimento muscular e bem estar é recomendada para todas as idades, principalmente para os idosos.

 

Aliada a um acompanhamento médico regular, a corrida de rua pode evitar o aparecimento de diversas doenças e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Ela fortalece a musculatura, diminui as dores nas articulações além de ser ainda uma ótima forma de socialização capaz de mudar positivamente a parte psicológica do idoso que se sente mais ativo e mais saudável.

 

A 3ª idade – ou melhor idade – é uma fase que requer muitos cuidados, pois algumas complicações causadas pelo envelhecimento do organismo começam a surgir, e assim comprometem a rotina de muitos idosos. Realizar um acompanhamento médico regular, fazer exames laboratoriais ou um check up e ter o cartão de vacinas em dia, são ótimas maneiras de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Tudo isso aliado a boa alimentação e a prática de atividades físicas se tornam medidas ainda mais eficientes de prevenção e bem estar. Por isso, listamos aqui alguns motivos pelos quais as Corridas de rua são ótimas para os mais velhos e assim, incentivar à todos a participarem da 3ª Corrida de Rua Côrtes Villela.

 

Os principais benefícios da Corrida de Rua

 

Para os corredores mais velhos existem cuidados específicos que devem ser conhecidos e, com a orientação de um profissional médico e de um educador física,  sejam estabelecidos de acordo com as necessidades individuais de cada um.

Bem estar, estabilidade e melhora no humor são alguns dos benefícios proporcionados pelas corridas. Entretanto alguns estudos já mostram que ela não funciona somentes nesses aspectos. No início de 2018, pesquisadores da Universidade de Birmingham estudaram os músculos de 125 ciclistas amadores do sexo masculino e feminino e mostraram que uma vida de exercício regular pode retardar o envelhecimento muscular, pois não houve perda de massa muscular ou força muscular entre aqueles que eram mais velhos e se exercitavam regularmente.

 

Outro estudo ainda mostrou que os idosos ativos produzem mais células troncos satélites  (células presentes dentro do músculo com capacidade de se tornarem novas fibras musculares) do que pessoas mais jovens e sedentárias, incluindo ainda a restauração de proteínas no organismo e também uma melhora significativa no sistema imunológico.

 

O fortalecimento muscular é sem dúvidas um dos grandes benefícios da corrida de ruas para os idosos, mas outros benefícios podem ser citados como:

 

Redução do percentual de gordura no organismo, diminuição dos níveis de triglicérides e prevenção da diabetes

 

Tudo isso acontece pois a corrida ajuda a controlar esses fatores como colesterol e glicose, o que previne o surgimento de doenças arteriais, como o AVC e outras doenças cardiovasculares.

 

No fortalecimento da densidade óssea

 

Proporcionando uma melhor estrutura física, o que melhora o equilíbrio e até o desconforto trazido pela idade. Além de diminuir os riscos de acidente.

 

Melhora a autoestima

 

O idoso se sente mais confiante e preparado para seguir uma rotina, passa a enxergar as possibilidades de uma vida normal e sem restrições, melhora o seu desenvolvimento, senso de humor e até sua vaidade.

 

Além disso, pode prevenir ainda:

 

  • Os riscos de trombose.
  • O surgimento da osteoporose.
  • Aumento das dores articulares
  • Previne o ganho de peso
  • Reduz problemas psicológicos, como ansiedade e depressão
  • Significativa melhora da qualidade de vida

 

Esses são só alguns fatores que melhoram a qualidade de vida do idoso através da atividade física e da corrida de rua. O exercício físico quando regulado para cada idade, sexo, biótipo, acompanhando por um médico especialista pode retardar o processo de envelhecimento e melhorar a força geral nos idosos. Portanto, nunca é tarde demais para se exercitar e tentar combater as consequências do envelhecimento.

 

Como começar

 

O treinamento para idosos é como um treino para iniciantes ou para aqueles que estão parados há algum tempo. Antes de tudo, o indivíduo deve passar pelo processo de avaliação física, médica e nutricional, para então seu ritmo e frequência de treinos serem estabelecidos.

 

É recomendado que os treinos sejam acompanhados para o caso de alguma emergência e que sejam realizados de acordo com o que foi determinado para cada um. Outros cuidados necessários são:

 

  • Evite pisar muito forte pois isso aumenta o impacto nas articulações;

 

  • Desenvolva a coordenação porque a sua ausência atrapalha o desempenho, além de aumentar o gasto energético.

 

  • Manter a cabeça ereta, olhando sempre para frente e não para baixo. Os ombros devem permanecer sempre relaxados.

 

  • Alinhar o tronco, ligeiramente inclinado para frente, para facilitar o deslocamento.

 

  • Os braços servem como ponto de equilíbrio e aumentam a impulsão. Devem ficar relaxados e paralelos ao corpo.

 

  • As pernas devem desenvolver passadas largas e sempre aterrissando com os calcanhares primeiro.

 

Essas medidas são necessárias para melhorar a prática da atividade e também evitar acidentes e o surgimento de lesões que possam comprometer a saúde do idoso. Tendo em prática todas essas questões, começar a correr será algo que trará muito prazer e muita qualidade de vida.

 

Participe da 3ª Corrida de Rua Côrtes Villela

 

Proporcionar uma qualidade de vida através de hábitos saudáveis, incentivando a prática da atividade física, é um dos nossos principais compromissos.

 

Por isso, junto com a VidAtiva Consultoria Esportiva realizaremos a 3ª Corrida de Rua do Laboratório Côrtes Villela, no dia 24 de fevereiro em Juiz de Fora. Uma forma de promover a saúde como meio de socialização e inclusão em nossa cidade.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/2VPTUEF  e nas unidades do Laboratório Côrtes Villela do Edifício das Clínicas, Alameda, São Pedro e Rio Branco próximo ao Empório Bahamas, até o dia 10 de fevereiro.