• Entre em contato (32) 3239-5000
  • Atendimento domiciliar (32) 3311-7770
  • Whatsapp (32) 98834-2423
Entre em contato (32) 3239-5000 facebook.com/cortesvillela

3ª Corrida de rua Côrtes Villela: Vem correr com a gente!





No próximo dia 24 de fevereiro acontece em Juiz de Fora a 3ª Corrida de rua Côrtes Villela, em parceria com a Consultoria Esportiva Vidativa. Com um percurso de 10 km de corrida e 5km de caminhada, o evento acontece na Via São Pedro e será a primeira corrida do ano, dando abertura ao Ranking de Corridas de Juiz de Fora.

 

A prática de atividade física é uma das melhores formas de se cuidar e cuidar de quem você ama. Proporcionar hábitos saudáveis, saúde e bem estar como meio de socialização e inclusão, é o principal objetivo do evento. Por isso, a corrida de rua do Côrtes é uma iniciativa direcionada tanto para os seus funcionários quanto para toda a cidade.

 

A cada ano o sucesso da corrida se faz mais forte, o que fez com que em 2019 o evento se tornasse parte oficial do Ranking de Corridas de rua de Juiz de Fora, pelo 2 º ano consecutivo.

 

O Ranking de Corridas, é uma competição anual que contempla corredores de Juiz de Fora e região.  Uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora e de alguns parceiros, com o objetivo de promover e incentivar a prática de esportes na cidade.

 

Em sua última edição, em 2018, a corrida de rua do Côrtes teve mais de 1200 inscritos, entre eles atletas profissionais e amadores que participaram tanto da caminhada quanto do percurso de 10 km.

 

As inscrições já estão abertas. Por isso, para ninguém ficar de fora e principalmente para você que tem vontade correr, mas ainda não se sente preparado, listamos aqui alguns motivos que irão te convencer de começar essa atividade agora mesmo.

Os principais benefícios da corrida para a saúde

 

A corrida de rua é um dos exercícios físicos que mais ganhou espaço no coração das pessoas nos últimos tempos. Seus benefícios são amplos e garantem muitos ganhos além do bem estar:

 

É um dos melhores exercícios para o coração

 

Os benefícios da corrida para o coração são um consenso entre todos os especialistas da área. De acordo com um estudo publicado pela fundação americana de cardiologia, uma corrida de cinco a 10 minutos por dia está associado a uma redução das chances de morte por doenças cardiovasculares.

 

O cérebro funciona melhor

 

O mesmo processo físico-químico que alimenta e controla a eficiência do uso de energia no organismo também age na formação da memória e nos processos de aprendizagem. Uma única proteína controla a liberação dessa energia para os músculos e também para o cérebro. Quem corre têm uma maior liberação desta proteína no organismo.

 

Diminui o risco de câncer

 

Correr não cura o câncer, mas existem provas de que os benefícios dessa atividade podem ajudar a evitá-lo. Um grupo de cientistas finlandeses ao estudarem um grupo de homens de meia idade, descobriram que aqueles que eram fisicamente mais ativos eram menos propensos a desenvolver câncer.

 

Em um documento amplo sobre as relações entre exercícios físicos e casos de câncer, cientistas finlandeses estudaram a saúde de um grupo de 2.560 homens de meia idade ao longo de 17 anos e então revelaram as suas conclusões. Eles descobriram que os homens que eram fisicamente ativos eram menos propensos a desenvolver câncer, sendo que aqueles que praticavam em média 30 minutos de corrida diariamente, tinham até 50% menos chance de desenvolverem a doença.

 

Ajuda a manter a memória

 

Um estudo publicado pela revista de psicologia Psychonomic Bulletin & Review, concluiu que há benefícios da corrida para evitar o declínio mental diretamente ligado com a idade, principalmente as capacidades que envolvem alternância de tarefas, atenção seletiva, e retenção de memória.

 

Ajuda a emagrecer

 

Correr regularmente queima calorias tanto durante o período que se pratica o exercício quanto depois. Uma pessoa que pesa em média 68 kg, em média, 12 calorias por minuto se correr um quilômetro e meio em 10 minutos.

 

Além disso existe o efeito do “afterburn”, um processo de queima de calorias após o exercício por causa do excesso de consumo de oxigênio pelo organismo. Este efeito ocorre mesmo em corridas mais lentas, apenas em um ritmo um pouco mais rápido do que a caminhada normal.

 

Faz bem para as pernas, articulações e joelhos

 

Correr é como realizar uma dúzia exercícios de perna em um só. A prática fortalece os músculos internos e externos das coxas, panturrilhas e até glúteo. Além disso, há um fortalecimento maior dos ossos, cartilagem e músculos que sustentam o joelho, aumentando a produção de massa óssea e diminuindo os riscos de osteoporose.

 

Quem corre é mais feliz

 

As corridas quando praticadas de forma regular melhoram o humor. Isso acontece, porque na hora da atividade, são liberados hormônios conhecidos como endorfina e endocanabinoide, responsáveis pela sensação de bem estar no organismo.

 

Pesquisadores da Medicine & Science in Sports & Exercise descobriram que as corridas são fortes aliadas contra ansiedade e depressão e podem ainda ajudar as pessoas a lidarem com estresse, as principais causas da infelicidade nos dias atuais.

 

A corrida como forma de promoção de saúde e bem estar

 

Pensando em todos esses benefícios, o Côrtes Villela decidiu investir na corrida como promoção de saúde e bem estar de seus funcionários. Um ganho tanto para o laboratório, que tem em sua equipe pessoas mais qualificadas, dispostas e saudáveis, quanto para cada um dos funcionários que através da prática de atividade física, melhoram a sua qualidade de vida e saúde.

 

A iniciativa acontece em parceria com a Consultoria Esportiva Vidativa, e ao longo desses 3 anos vem mostrando resultado. Foi o que aconteceu com a Leidimar da Silva, 34 anos e recepcionista há 7 anos. Para ela, a Corrida do Côrtes foi um divisor em sua vida:

 

“Comecei a correr pela iniciativa do Côrtes e hoje participo de diversas corridas, tanto em Juiz de Fora como em outras cidades da nossa região. Antes, a única atividade física que eu fazia era a academia, mas o Côrtes me incentivou e fez com que eu me apaixonasse pelas corridas.”

 

A recepcionista ressalta ainda o prazer que é fazer dessa atividade física um exercício diário e também de ver que cada vez mais seus colegas sentem vontade de participar:

 

“A gente vive melhor! Você sente aquele entusiasmo, melhora o corpo e a saúde. E isso incentiva a todos. Hoje eu já consigo levar mais gente comigo, para treinar, se aperfeiçoar. Quando os meus colegas vêem a animação se sentem ainda mais incentivados, vou levar umas 6 pessoas aqui do laboratório comigo. E isso me deixa muito feliz!”

 

Já para os funcionários, Gustavo Andrade e Marcele Lopes, ambos bioquímicos do laboratório, a corrida do Côrtes não foi a primeira experiência, mas eles garantem que foi um grande incentivo para continuar a prática da atividade.

 

Gustavo já é um corredor a mais ou menos 9 anos e participa até mesmo de grandes maratonas. Para ele, ter a corrida como forma de inclusão e saúde dentro do laboratório é uma grande iniciativa:

 

“A corrida melhora a saúde, melhora a qualidade de vida. Nós trabalhamos muito mais dispostos, ficamos menos doentes. E isso é bom para todos nós, tanto empresa quanto funcionários.”

 

Marcele não fica de fora, para a bioquímica a corrida é a melhor forma de ter uma qualidade de vida. Quando começou a correr, um dos seus objetivos era a perda de peso, mas hoje, ela já reconhece outros grandes benefícios que puderam ser sentidos até durante a sua gestação:

 

“ Eu tive uma gestação muito tranquila, corri até a 34ª semana e não tive nenhum problema durante todo esse tempo. E tenho certeza que a corrida influenciou nisso. Não tive enjoos, não senti dores no corpo ou na coluna, e isso ajudou muito! Quero poder voltar com tudo este ano, será a minha primeira corrida depois da gravidez e eu quero ir até o final!”

 

Desde a sua primeira edição a corrida tem como objetivo fortalecer a saúde e melhorar a qualidade de vida de cada funcionário do Côrtes. A cada ano, mais pessoas se sentem incentivadas a participar, antes mesmo do final do período de inscrição já são __ inscritos e este número tende a aumentar ainda mais.

 

Como participar

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/2VPTUEF  e nas unidades do Laboratório Côrtes Villela do Edifício das Clínicas, Alameda, São Pedro e Rio Branco próximo ao Empório Bahamas.

 

Confira outras informações importantes:

 

  • As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro
  • A idade mínima para participação é de 16 anos
  • A corrida acontecerá no dia 24 de fevereiro à partir das 8 horas da manhã na Via São Pedro
  • Na inscrição você ganhará um kit com: medalhas, camisa, chinelo e copo personalizado

Além disso, outras informações são necessárias, por isso, fiquem atentos ao regulamento.

 

Esperamos todos vocês!