As melhores maneiras de se cuidar de um paciente em casa





O atendimento domiciliar hoje é uma das formas mais humanas de se tratar um paciente. Na maioria das vezes, ele é capaz de atender as mesmas demandas hospitalares e ainda trazer o conforto e o acolhimento necessário em momentos tão difíceis.

Quando uma pessoa fica acamada, seja por uma cirurgia ou até por doenças crônicas, como o Alzheimer, a rotina dela e de toda a sua família sofre com diversas mudanças. Essas alterações mexem tanto com o dia a dia, como também com seu estado físico e emocional.

Por isso, é importante trazer ao ambiente familiar procedimentos capazes de garantir a qualidade de vida tanto do paciente quanto dos que estão à sua volta.

Box atendimento domiciliar

Desta maneira, algumas dicas são importantes para manter o conforto do paciente e evitar dores, machucados na pele, estresse e também desgastes físicos e emocionais de quem está lhe dando todo conforto e atenção.

Cuidados de paciente em casa

Os principais cuidados com pacientes acamados envolvem o conforto, a qualidade de vida, alimentação e higiene. Para isso, algumas dicas são muito importantes. Confira!

As melhores maneiras de cuidar de um paciente em casa

Higiene

Esta é uma das medidas mais importantes na hora de cuidar de sua saúde. Por ter a sua movimentação comprometida, a higiene de uma pessoa acamada não é a mesma de alguém capaz de se locomover, fazendo com que o paciente fique mais exposto a infecções – principalmente as causadas por bactérias, e problemas que podem ser desencadeados pela falta destes cuidados:

Dê um banho pelo menos de 2 em 2 dias.

→ Lave o cabelo pelo menos 1 vez por semana.

→ Troque a roupa todos os dias e sempre que estiver suja.

→ Troque os lençóis a cada 15 dias ou quando estiverem sujos ou molhados.

→ Escove os dentes pelo menos 2 vezes por dia, especialmente após comer.

→ Corte as unhas dos pés e das mãos 1 vez por mês ou sempre que necessário.

Esses cuidados podem variar ainda de acordo com o estado de saúde de cada paciente. Caso ele não seja capaz de se locomover, o procedimento pode e deve ser feito até mesmo na cama.

Fique atento ao surgimento de feridas pelo corpo e pela boca, para que outras medidas sejam tomadas.

Alimentação

A alimentação do paciente acamado deve acontecer da mesma forma que antes. Respeitando os seus horários, a sua dieta e se adaptando a todas as suas necessidades. A maioria deles são capazes de mastigar os alimentos e, com isso, necessitam apenas de ajuda para levar os alimentos à boca.

Entretanto, outros pacientes necessitam se alimentar por meio de uma sonda de alimentação sendo  necessário ter alguns cuidados especiais na hora de alimentá-los.

Alguns pacientes podem ainda ter dificuldade para engolir alimentos sólidos, tendo então que adaptar a consistência dos pratos, transformando o alimento em uma “papa” ou deixando-o com um aspecto mais pastoso.

Conforto

O conforto do paciente acamado é o principal objetivo de todos os cuidados. Por isso algumas dicas são de extrema importância para manter sua segurança e sua qualidade:

→ Vire a pessoa de 3 em 3 horas, para evitar o aparecimento de escaras na pele.

→ Levante a pessoa sempre que possível.

 Faça exercícios com as pernas, braços e mãos do paciente pelo menos 2 vezes por dia para manter a força e a amplitude das articulações.

→ Procure ajuda de profissionais, como os fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas.

Além disso, a hidratação da pele do paciente é altamente recomendada. Esticar bem os lençóis além de outros cuidados também diminuem as chances de surgimento de feridas na pele.

Cuidados com a saúde

Paralelo a todos esses cuidados,  é importante lembrar que mesmo nessas condições o paciente deve manter o acompanhamento médico em dia, principalmente sua avaliação e seus exames de rotina.

A maioria das pessoas que se encontram acamadas hoje, ou que necessitam de um atendimento domiciliar são pacientes que passaram por cirurgias, portadores de doenças crônicas e idosos que já possuem algumas limitações devido o passar dos anos.

Pensando nesses pacientes e no conforto e segurança de toda a sua família o Laboratório Côrtes Villela oferece a coleta de exames domiciliar. Aqui, além de todo o nosso comprometimento e qualidade o paciente tem algumas outras vantagens como:

→ Ser tratado nas acomodações e no conforto de sua casa;

→ Ter um atendimento com privacidade, controle e segurança;

→ Poder contar com o carinho e o apoio da família;

→ Evitar riscos de infecções cruzadas;

→ Receber tratamento e cuidados com qualidade e atenção individual;

→ Trabalho organizado e bem planejado;

→ Horários flexíveis, sem longos períodos de espera.

Nosso serviço oferece a coleta de exames laboratoriais a pacientes que não estão em condições de acessar uma de nossas unidades. Com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo, nossos serviços de coleta são oferecidos de segunda a sábado, na parte da manhã das 7h às 10h30 e à tarde, das 13h às 15h30.  

O seu agendamento deve ser prévio e pode ser solicitado em nosso site. Marcando o horário e o local mais adequado para o atendimento. Além disso,  os resultados dos exames

podem ser retirados pela internet, facilitando e trazendo mais praticidade para o paciente e sua família.

Os exames de rotina são de extrema importância para os cuidados com a saúde. Por isso, sempre que possível consulte um médico e peça sua avaliação. Cuidar da sua saúde e da saúde e de toda sua família é a melhor forma de prevenir doenças e um grande ato de amor.

Você já baixou o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.

  


WhatsApp chat