Check Up para idosos: os principais exames para cuidar da saúde





O número de idosos no Brasil vem aumentando progressivamente. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores” – realizada em de 2017 -, nos últimos cinco anos o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou cerca de 19%.  Número que representa a quinta maior população idosa do mundo.

No mundo todo a tendência do aumento no número de idosos é a mesma. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que até 2050 a população com mais de 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas. Entretanto, ter mais de 60 anos não significa uma vida parada e sem perspectivas.

A expectativa de vida do brasileiro saltou de 62 para 75 anos e, a grande maioria dos idosos hoje tem uma rotina pessoal e profissional bastante ativa: praticam esportes, trabalham, viajam e estão cada vez mais  inseridos na sociedade. Com isso fica para trás a ideia de que na terceira idade as pessoas já não estão mais dispostas e passam boa parte do tempo em casa sem fazer nada.

Box envelhecer

Por isso, fazer um acompanhamento médico e realizar os exames de rotina necessários são as principais formas de cuidar da saúde nesta fase da vida.

Principais exames no check up para idosos

Uma forma de buscar mais qualidade de vida na terceira idade é estar sempre em dia com os  exames recomendados para o acompanhamento da saúde. Por isso, o Côrtes Villela separou aqui os principais exames a serem feitos por pessoas com mais de 60 anos.

Hemograma Completo

O hemograma completo realizado por meio de um coleta de sangue é um dos mais importantes para avaliar a saúde do paciente. Por ele é possível diagnosticar problemas como anemias, infecções, doenças autoimunes e até mesmo alguns tipos de câncer, como as leucemias. Além de possibilitar o acompanhamento de algum tratamento que o idoso já esteja fazendo.

Perfil Lipídico

Também conhecido como lipidograma é o exame que permite acompanhar os níveis de colesterol no organismo. Por meio dele é possível acompanhar os níveis de colesterol LDL (“ruim”), colesterol HDL (“bom”), triglicerídeos e colesterol total de um paciente, possibilitando diagnosticar precocemente o surgimento de doenças cardiovasculares.

Glicemia em jejum

O risco de diabetes aumenta consideravelmente a partir dos 45 anos. Por isso, calcular os níveis de açúcar no sangue é necessário para o diagnóstico precoce desta do doença. O exame de Glicemia em jejum  calcula esses níveis permitindo o acompanhamento da doença e a melhor forma de tratamento.

TSH e T4 Livre

Para as mulheres acima dos 45 anos o índice de hipotireoidismo aumenta com o passar do tempo. Isso porque ao entrar na menopausa, a mulher passa por uma grande variação do nível de hormônios no corpo. Os exames de TSH e T4 Livre são de extrema importância durante essa fase, pois são eles que verificam se existe alguma alteração na tireoide e no seu funcionamento.  

PSA

Já para os homens a partir dos 50 anos a consulta com o urologista deve acontecer pelo menos uma vez por ano para o acompanhamento e um possível diagnóstico do câncer de próstata. Além dos exames de toque e ultrassonografia, o exame de PSA faz parte dos procedimentos necessários para a identificação desta doença. A PSA é uma proteína produzida pela próstata que quando em excesso pode indicar algum problema.

Vitamina D, cálcio e PTH

O exame para detectar deficiências de vitamina D (25-hidroxi – vitamina D) e cálcio no sangue e ossos é essencial para o acompanhamento dos riscos de osteoporose a partir da terceira idade. Além disso, também pode ser pedido um exame de PTH – que indica as quantidades do hormônio da paratireóide no organismo. Tudo isso porque todos eles estão relacionados com a absorção de nutrientes necessários para o fortalecimento dos ossos.

Ureia e creatina

O funcionamento dos rins é outro fator muito importante para uma boa qualidade de vida. Quanto maior o nível de creatinina, menos eficiente está o rim. A  creatinina e a ureia servem de suporte para fazer o cálculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar as impurezas que estão passando pelo organismo, servindo de alerta para uma possível doença renal.

Os cuidados médicos em qualquer idade permitem aumentar o tempo de expectativa de vida e ter uma saúde em bom estado. Ficar atento a qualquer mudança no seu organismo ajuda no diagnóstico de possíveis doenças, facilitando o seu tratamento e até mesmo a sua cura. Por isso, a qualquer sinal de mudança, procure um médico especialista e comece a se cuidar o quanto antes

O Côrtes Villela acredita que a prevenção é a melhor forma de cuidar de você e de quem você. Por isso, além de oferecer mais de 1000 exames capazes de detectar os mais diversos tipos de doença, ele conta ainda com as sua Clínicas de vacinação. Que oferece o calendário completo de vacinas para crianças, adolescentes adultos e idosos.

Você já baixou o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.

  


WhatsApp chat