Novembro azul seja o heroi da sua saude

Novembro azul: Seja herói da sua saúde





Assim como o “Outubro Rosa” – campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama em mulheres -, o mês de novembro foi escolhido para trazer a população a importância dos cuidados  relacionadas com a saúde do homem, principalmente o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Chamada de “Novembro azul”  e realizada no mundo todo, a campanha tem como objetivo alertar os homens com idade acima dos 50 anos sobre a doença e os seus riscos. Com o tema “Seja herói da sua saúde” a campanha convida todos a quebrar os tabus acerca do exame e buscarem o atendimento de um especialista, medida que ajuda a diminuir o número de mortes causadas pela doença.

“Para ser um herói não precisa ter superpoderes mas sim ser prevenido”. Essa é a mensagem que a campanha quer passar, já que, muitos homens não têm o hábito de ir regularmente ao médico e cuidar da  própria saúde. Um fator que aumenta os índices das doenças que poderiam ser evitadas para eles.

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, representando a segunda maior causa de mortes causadas pela doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 68 mil novos casos deverão ser registrados no Brasil em 2018. A cada hora 7 homens são diagnosticados com a doença.

Quanto mais tardio for o diagnóstico mais agressivo e menos efetivo é o tratamento, o que aumenta a taxa de mortalidade. Em estágio inicial, as chances de cura são superiores a 90%, no entanto, nessa fase não há incidência dos sintomas. Eles surgem quando a doença está avançada, podendo incluir dores ao urinar e a presença de sangue na urina ou no sêmen.

A maior dificuldade em relação câncer de próstata é o tabu que gira em torno do exame realizado para identificar a doença. Por isso, separamos aqui as principais dúvidas para esclarecer a todos sobre a importância do diagnóstico precoce com forma de prevenção da doença.

Novembro Azul Cortes

O que é a próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo  da bexiga e que se assemelha muito a uma castanha. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais é produzir o esperma. Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças: a prostatite (inflamação), a hiperplasia prostática benigna – HPB (crescimento benigno) e o câncer.

Câncer de próstata

O câncer é uma doença relacionada à multiplicação desordenada das células que muitas vezes se refere à qualidade de vida e demais fatores de risco. O câncer de próstata atinge homens com idade acima dos 50 anos, mas em alguns casos – como em homens negros – o acompanhamento deve acontecer a partir dos 45 anos. Outros fatores de risco são:

– Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio

– Obesidade

– Sedentarismo

Em sua fase inicial. a doença não apresenta sintomas, o que dificulta a sua identificação. A maioria dos casos já se manifestam em estágio avançado e os principais sintomas são:

– Dor óssea

– Dores ao urinar

– Vontade de urinar com frequência

– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Manter os hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar o desenvolvimento da doença. Uma alimentação balanceada aliada à uma ingestão menor de gordura ajuda a diminuir o riscos de câncer, assim como a prática regular de atividades físicas.

Diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

 A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.  Existem duas formas capazes de detectar a doença. São elas:

Exames Novembro Azul

O exame de toque deve ser realizado por um médico especialista, como o Urologista. Já o exame de PSA pode ser feito em todas as unidades Côrtes Villela por meio de uma solicitação. Ambos são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, nenhum deve excluir o outro. A indicação é que o diagnóstico seja dado a partir da junção dos resultados de cada um.

O tratamento da doença vai de acordo com o estágio em que ela foi identificado, por isso, para ter um melhor atendimento o paciente deve se procurar a ajuda de um especialista, já que cada caso tem a sua particularidade.

O Côrtes Villela também apoia o Novembro Azul e acredita que a conscientização é a melhor forma de prevenção da doença. Procure nossas unidades em Juiz de Fora e região. Cuide da sua saúde e de quem você ama e conheça  nossos mais de mil exames que auxiliam no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças.


WhatsApp chat