Outubro Rosa: A importância de cuidar da saúde da mulher





Com o objetivo de alertar a população feminina sobre os cuidados com a própria saúde, a campanha mundialmente conhecida como “Outubro Rosa” simboliza a luta contra o câncer de mama.

O movimento surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e ao longo do tempo foi adotado por outros países como uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora.

A falta de informação é um dos fatores que dificultam o combate ao câncer. Durante todo o mês de outubro o principal foco da campanha é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames para prevenir ou até mesmo descobrir um possível diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

De 1º a 31 de outubro serão realizadas em diversas cidades palestras e distribuição de materiais informativos à toda população para conscientizar sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico.

A importância da luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, representando 28% dos casos de câncer feminino no mundo todo. Perdendo apenas para o câncer de pele e seguido do HPV (câncer do colo do útero).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram estimados 60 mil novos casos da doença no Brasil em 2018, o que representa também a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira – cerca de 13 mil mortes para cada 100 mil mulheres. Números preocupantes que reforçam o alerta sobre os cuidados com a saúde da mulher.

Alerta sinais câncer mama

O que poucas pessoas sabem é que o câncer de mama pode atingir também a população masculina, representando 1% dos casos.

Por isso, é de extrema importância que homens e mulheres, principalmente as que se encontram nas faixas etária citadas, fiquem atentos para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, realizando a mamografia pelo menos uma vez por ano para eliminar qualquer risco.

Para alguns especialistas, a realização dos exames nas mamas de modo regular pode diminuir as chances de morte por câncer de mama em até 30% dos casos.

Principais causas do câncer de mama

Existem diversos tipos e subtipos de câncer de mama. O principal critério para o diagnóstico é determinar quando o tumor pode ser invasivo ou não e também se é do tipo histológico.

O câncer de mama pode ser desenvolvido por diversos motivos. Mas os principais deles são:

Riscos cancer de mama - Outubro Rosa

Além deles, outros fatores como obesidade e problemas de colesterol podem ocasionar o surgimento da doença.

Principais sintomas do câncer de mama

Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e o estágio do tumor. Esses estágios são divididos de 0 a 4 conforme a evolução da doença. A maioria deles, quando iniciais, não apresenta sintomas.

Conhecer o próprio corpo está entre os cuidados primordiais para detectar a doença. Fiquem atentas quando surgirem:

– Feridas na mama

– Nódulos aparentes

– Alteração nos mamilos

– Secreções

– Pele enrugada (com aspecto de casca de laranja)

– Vermelhidão e inchaço

– Dor nas mamas e também nas axilas

O autoexame é uma das formas mais eficazes de se detectar a doença. Por isso, tenha o hábito de apalpar as mamas, prestando bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitadas (antes de dormir ou ao acordar) e também  na frente do espelho.

Autoexame mama

O Côrtes Villela apoia o Outubro Rosa e se preocupa com a saúde de todas as suas pacientes e também de seus familiares. Oferecemos mais de 1000 exames capazes de auxiliar no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças.


WhatsApp chat