Prevenção contra a Rubéola Segurança

Prevenção contra a Rubéola: Segurança para a mulher e para o bebê





A rubéola é uma virose infecto contagiosa que causa febre e manchas vermelhas na pele. Essas manchas também são chamadas de rash e surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, antes de se espalharem pelo restante do corpo.

É uma doença bastante comum na infância, que ocorre entre os 5 e os 9 anos de idade, mas que também pode atingir adultos que não tiveram contato com a doença ou não foram vacinados. Causada pelo Rubella vírus ela é transmitida de pessoa para pessoa por meio do espirro ou da tosse, e surge a partir da infecção das vias aéreas.

O seu período de transmissão pode ocorrer de uma semana antes do surgimento das erupções na pele até 2 semanas depois do seu desaparecimento.

Acontece somente uma vez na vida de cada pessoa infectada e costuma ser benigna na maioria dos casos, mas se adquirida durante a gravidez, os riscos para a saúde da mãe e da criança aumentam, complicações como deformações no feto e até casos de abortos espontâneos são os casos mais comuns.

Sintomas da rubéola

Os principais sintomas da doença surgem cerca de 18 dias após o contágio e são muito parecidos com os sintomas da gripe. Costumam ser leves e de difícil percepção, especialmente em crianças. Duram até três semanas e suas principais características além dos surgimento das erupções na pele são:

Sintomas rubéola

Por ser uma doença de difícil diagnóstico, ao consultar um médico procure levar detalhadamente a descrição de cada um dos sintomas apresentados, a partir daí ele solicitará um exame de sangue próprio para identificação dos anticorpos lgG e lgM.

Caso a pessoa não possua estes anticorpos, significa que ainda não está vacinada contra o vírus e com isso poderá ter a confirmação da infecção.

Exame rubeola mulheres grávidas

É importante ainda ter informações sobre o seu cartão de vacina e do seu filho por exemplo, para que o profissional de saúde possa ter o acompanhamento da vacina.

Tratamento da Rubéola

Por ser uma doença viral, a rubéola não tem um tratamento específico para evitar ou interromper a sua infecção. Entretanto os seus sintomas geralmente são tão leves que não necessitam ser tratados. A medida a ser tomada pelo paciente infectado é que ele evite ao máximo o contato com pessoas que não foram vacinadas ou não tiveram a doença.

Por isso o repouso e a permanência em casa é a principal indicação médica no período de contágio e transmissão da doença.

Além disso, bastam apenas algumas medidas caseiras para que o processo de recuperação da doença seja mais rápido:

Tratamento rubeola

Apesar de ser considerada uma doença branda, a rubéola quando não tratada corretamente pode evoluir para quadros mais graves como otite média e até encefalite. E para mulheres grávidas as complicações são ainda mais sérias e que podem ocasionar a chamada rubéola congênita.

Rubéola congênita

Contrair a doença nos três primeiros meses de gestação podem gerar riscos sérios à saúde da criança. A síndrome da rubéola congênita afeta os bebês que foram contaminados quando a mãe foi infectada durante a gestação ou quando tomou a vacina contra rubéola também nesta fase. As grávidas podem apresentar artrite nos dedos, pulsos ou nos joelhos, que pode durar até um mês.

O bebê ao ser afetado pode apresentar diversas malformações no coração, fígado, olhos, ossos e outras regiões, sendo necessários tratamentos clínicos, cirurgias e reabilitações ainda na infância para melhorar sua qualidade de vida.

A complicação mais comum, que afeta a maioria dos portadores desta doença é a surdez, que pode não estar acompanhada de nenhuma outra alteração. Os sinais que podem indicar esta síndrome podem ser observados durante a gestação por meio de exames como a ultrassonografia morfológica. A maioria desses sinais são as alterações cardíacas, microcefalia e calcificação em certas áreas do cérebro.  

Outros sintomas que podem ser identificados após o nascimento indicando que a criança herdou a doença da mãe são:

Sintomas rubéola

A criança pode ainda ser diagnosticada com outras alterações como diabetes e autismo até os 4 anos de idade e por isso é necessário que a criança seja acompanhada por uma equipe composta por vários médicos e especialistas. Além disso, o bebê que nasce com rubéola congênita pode transmitir a doença por meio das secreções respiratórias e urina por cerca de um ano após o seu nascimento, por isso devem ser mantidos longe de outras crianças e de pessoas que ainda não foram vacinadas.

Prevenção contra rubéola

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção da doença. A equipe do Côrtes Villela acredita e reforça todos os cuidados e os benefícios de se manter o calendário de vacinação em dia.

A vacina contra a rubéola está disponível para todas as crianças e sua aplicação é recomendada em bebês a partir dos 12 e 15 meses de idade e sua dose de reforço aplicada aos 4 e aos 6 anos. Ela é fornecida por meio da vacina Tríplice Viral, que é composta por vírus atenuados que combatem ainda o sarampo e a caxumba.

Vacina rubeola

As reações locais atingem menos de 0,1% dos que foram vacinados e incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo. Febre alta (maior que 39,5⁰C), que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em 5% a 15% dos vacinados. Nos demais casos a reações são brandas e não apresentam complicações mais graves.

Esquema de dosagem:

Para a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), uma pessoa é considerada imune ao seguir os critérios de dosagem da vacina indicados no calendário de vacinação, devendo ter tomado duas doses ao longo da vida com intervalo mínimo de um mês entre elas:

Vacinação infantil rubeola

Na clínica de vacinação do Côrtes Villela, você encontra essa e diversas outras vacinas disponíveis para você e toda a sua família.

cta vacinas Côrtes

Já conhece o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.



WhatsApp chat