• Entre em contato (32) 3239-5000
  • Atendimento domiciliar (32) 3311-7770
  • Whatsapp (32) 98834-2423
Entre em contato (32) 3239-5000 facebook.com/cortesvillela

Blocos de carnaval: cuidados com a pele





Carnaval é a época ideal para quem quer aproveitar a folia, a praia, a piscina e o verão. Apesar de parecerem inofensivos, esses programas exigem alguns cuidados com a pele.

 

A maioria dos blocos carnavalescos acontecem durante o dia, por isso proteger a pele de todas as maneiras é essencial para um carnaval bem sucedido. O uso do protetor solar é extremamente importante para evitar insolação, queimaduras, manchas, lesões e câncer de pele. O carnaval promete muitos dias quentes, então vale lembrar que mesmo em dias nublados ou chuvosos, o seu uso é recomendado.

 

O ideal é passar um protetor solar, de no mínimo FPS 30 e repetir a aplicação a cada três horas ou menos, se houver transpiração excessiva ou se entrar na água. Além do filtro solar, nesta época é importante usar chapéu, boné ou viseiras para proteger não somente a pele, mas o cabelo e os olhos. Neste caso, o uso de óculos de sol são boas opções para a proteção e prevenção de catarata e outras lesões nos olhos devido aos raios solares. Para o cabelo, produtos a base de silicone devem ser aplicados nas pontas para impedir que ele seja danificado pelo o vento, sol ou maresia.

 

O hidratante labial com proteção solar para manter a boca hidratada e protegida é outro produto que não pode ser esquecido nos blocos. Assim como o protetor solar, deve ser reaplicado a cada três horas ou menos e pode ser usado por baixo do batom.

Outra dica importante é proteger as cicatrizes, principalmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores. A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do próprio filtro solar.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, roupas de algodão nas atividades ao ar livre bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, por exemplo, bloqueiam apenas 30%. Por isso, o ideal é utilizar as barracas na praia que são feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. 

 

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos, com 48 horas de antecedência. 

 

Existem alguns alimentos que podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenoides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

 

Por fim, depois de um dia de praia ou de blocos, é essencial tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal, a areia e o suor que tendem a ressecar a pele. Manter a pele limpa e hidratada é o grande segredo da prevenção contra o envelhecimento.