• Entre em contato (32) 3239-5000
  • Atendimento domiciliar (32) 3311-7770
  • Whatsapp (32) 98834-2423
Entre em contato (32) 3239-5000 facebook.com/cortesvillela

Cuidado: Ansiedade e Estresse podem afetar o resultado dos seus exames





Quando o assunto é a realização de exames, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre como devem ser os momentos que antecedem o procedimento. Médicos alertam que fumar ou realizar exercícios físicos antes dos exames laboratoriais não é recomendado, pois estas questões alteram os resultados do diagnóstico. Mas  você sabia que outro fator importante também pode alterar o resultado dos seus exames? Esse fator é o  estado emocional.

 

 

Ficou surpreso? Pois, saiba que se você está sob altos níveis de estresse ou ansiedade os resultados do seu exame não serão exatos. Isso acontece pois o estresse, assim como a ansiedade podem alterar quadros sintomáticos.

 

 

Contribuindo por exemplo, para o aumento de adrenalina, serotonina, colesterol total, quedas na imunidade, redução de plaquetas e até mascarando ou agravando sintomas para outras doenças. 

 

 

Quando vamos realizar um exame queremos o diagnóstico preciso, sem interferências, não é mesmo? Por isso, hoje, o laboratório Côrtes Villela alerta sobre os riscos da ansiedade e estresse em seu organismo e como evitar que estas questões gerem um impacto nos seus exames.

 

Ansiedade

 

A ansiedade desequilibra funções importantes do organismo impactando também no resultado de seus exames

 

A ansiedade conduz a distúrbios no equilíbrio ácido-básico, o que aumenta o lactato sérico, dentre outras substâncias no organismo, impactando no resultado dos seus exames.

 

 

Desta forma, caso você esteja em períodos de ansiedade, a dica é procurar manter-se calmo e tranquilo anteriormente e durante a coleta do seu material.

 

Respire profundamente, relaxe, ouça músicas que acalmam antes da realização do exame e durante o procedimento fique calmo. Afinal, a equipe que efetuará o seu exame é composta por profissionais altamente treinados, experientes e capacitados para a realização da análise.

 

 

 

Estresse

 

Estresse afeta o equilíbrio hormonal e aumenta os níveis de cortisol no organismo

 

 

O estresse pode aumentar os níveis de cortisol no sangue. O cortisol  é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, e sua função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imunológico e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

 

 

O cortisol é também conhecido em linguagem popular como o “hormônio do estresse”, pois é liberado principalmente em momentos de nervosismo. E este é o grande problema.

 

 

Por ser uma resposta do organismo ao estresse, durante períodos de tensão, as glândulas suprarrenais produzem adrenalina, noradrenalina e cortisol. Estes níveis elevados de cortisol na corrente sanguínea acabam gerando aumento da frequência cardíaca e do nível de açúcar no sangue, diminuição da produção de insulina e constrição dos vasos sanguíneos. O que afeta consideravelmente os resultados do seus exames.

 

 

Se o seu estresse é pontual, ou seja, se aconteceu algum fator que levou a alteração do humor na semana ou nos momentos que precedem o exame, a dica é: respirar fundo e se acalmar.

 

É recomendado que este paciente que acaba de sofrer algum estresse, faça algum tipo de relaxamento antes da realização dos exames. Pode ser uma breve meditação, respiração profunda, massagens ou focar a atenção em atividades prazerosas, como por exemplo, ouvir músicas tranquilas e relaxantes.

 

 

Mas e quando o estresse é crônico?

 

O fardo que nós carregamos em nossa rotina pode ser enorme: é trabalho, compras, relacionamento, filhos, carro, casa, faculdade, banco, boletos, etc, e a lista só aumenta.

 

 

Todos esses compromissos e atividades podem fazer com que você pense que não vai dar conta de cumpri-los, e ficar praticamente a ponto de explodir. Esse estresse do dia a dia, quando acumulado, pode afetar a sua saúde de formas seríssimas. Podendo levar à um estresse crônico.

 

 

Caso você esteja sofrendo de estresse crônico, ou seja, um estado de exaustão prolongado, os níveis de cortisol ficarão elevados por mais tempo e em maior quantidade em seu organismo. Desta forma, para regular este hormônio em seu corpo, é essencial reduzir o desgaste, e diminuir o que causa a sua exaustão.

 

 

Por isso, o indicado nesta situação são cuidados que devem ser realizados a longo prazo. Adotando hábitos saudáveis à sua rotina, como, por exemplo, realizar regularmente caminhadas e atividades físicas. Estas práticas ajudam a relaxar e liberar os hormônios ‘do prazer’ e ‘do humor’, que são respectivamente a endorfina e serotonina, melhorando a sensação de bem-estar.

 

 

 

Outro ponto que auxilia no tratamento para regular o cortisol é a alimentação. Consumir alimentos que controlam o açúcar no sangue como: ovo, abacate, brócolis, espinafre, peixe, aveia, amêndoas, leite e derivados são benéficos para manter os níveis de cortisol adequados.

 

 

A prática regular de atividades físicas auxilia na redução do estresse e controle dos níveis de cortisol 

 

 

Portanto, caso você esteja sofrendo com estresse crônico é essencial que você se organize e equilibre os seus horários. Balanceando a rotina de trabalho, sem abrir mão dos cuidados com alimentação, tempo para lazer, atividades físicas e relacionamento com amigos, amores e familiares.

 

 

Colocando as nossas dicas em prática, fica muito mais fácil para você pode mandar o estresse e ansiedade para longe! Para melhorar a sua vida e obter um resultado sem intervenções no seu exame! Quer fazer um check-up?

 

Agende um horário! No Côrtes Villela existe uma equipe de profissionais altamente experientes e capacitados para te receber!