vacinas essenciais para grávidas

Confira a lista de vacinas que toda grávida precisa tomar durante a gestação





A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher mas, ao tempo, é uma circunstância que exige diversos cuidados e atenção com a saúde. É para manter esses cuidados em dia que existe o pré-natal, que é o período da gestação no qual a mulher passa por acompanhamento médico com o intuito de garantir o desenvolvimento saudável do bebê e manter a boa saúde da mãe.

Para isso, durante essa etapa são feitos exames e check-ups para identificar e analisar qualquer impasse que possa prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Além disso, é um momento de educar e preparar a mulher para a maternidade ao proporcionar a ela as informações e orientações essenciais sobre o parto e os cuidados com a criança.

Outro fator fundamental durante a gestação é que o calendário de vacinas da gestante esteja em dia. Veja a seguir 3 vacinas que as mulheres precisam tomar durante a gravidez.

Vacinas essenciais para grávidas

É preciso que as mulheres grávidas sejam imunizadas na gravidez, afinal, essas vacinas protegem tanto a mãe quanto o filho, uma vez que os efeitos chegam até o feto por meio da placenta.

Confira três das vacinas que as grávidas precisam tomar e que ajudam a evitar problemas mais sérios:

Influenza (gripe)

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: Rádio Chapecó

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: Rádio Chapecó

A gripe é um grande perigo para a gestação podendo levar a mãe e a criança à problemas graves. Por isso, a vacina Influenza deve ser tomada em qualquer momento da gravidez, mesmo que a pessoa já tenha tomado anteriormente.

Tríplice bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche)

Além de proteger a mãe contra as três doenças, a tríplice bacteriana protege o bebê contra o tétano neonatal. É indicado que a vacina seja tomada entre a 27ª e 36ª semana de gestação.

Hepatite B

É extremamente importante que a grávida esteja imunizada contra a hepatite B pois, caso contrário, há chances enormes da criança apresentar cirrose hepática e câncer hepático. Vale lembrar que a imunização acontece em três doses, sendo a primeira no 2º semestre de gestação.

Procure um laboratório e fique em dia com a saúde

Leve sua gravidez a sério e procure ficar em dia com todos os exames e vacinas. O Laboratório Côrtes VIllela realiza inúmeras vacinas e exames. Além disso, oferece a você uma análise do seu calendário de vacinas, sem compromisso algum. Vá até uma das unidades do Côrtes e encontre profissionais podem ajudar você. Clique aqui e encontre a mais próxima de você.


WhatsApp chat