cuidados durante a amamentação

Quais os principais cuidados que as mamães devem ter durante o período de amamentação





Dizem que a amamentação é um dos laços mais bonitos entre mãe e filho. Mas você sabia que também é uma forma de preservar a saúde da mulher? Muitos estudos indicam que amamentar contribui com a redução dos riscos de câncer de mama.

Para que os benefícios da amamentação sejam ainda maiores é essencial que a mamãe tenha muito cuidado consigo mesma e com sua saúde. Afinal, o leite é fonte de vitaminas e nutrição para a criança, por isso, é essencial que a mãe esteja saudável.

Confira a seguir algumas dicas de cuidados que são essenciais que as mamães que amamentam devem ter:

Ingerir muito líquido

Você sabia que amamentar dá sede? Geralmente as mulheres sentem a boca mais seca nessa etapa e sente que a urina está mais escuro do que o comum. Portanto, é indicada a ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente. Uma dica é manter uma garrafa de água sempre por perto.

Ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para uma amamentação de qualidade — Foto: Freepik
A alimentação saudável é fundamental para uma amamentação de qualidade — Foto: Freepik

Durante a amamentação a atividade metabólica da mulher aumenta e ela gasta mais calorias. É por isso que é fundamental que a mãe se alimente bem e com alimentos saudáveis. Portanto, invista no consumo de proteínas, como carnes magras, ovo e leguminosas. Além disso, é indicado ingerir fibras, pois elas proporcionam saciedade. Então aposte no consumo de carboidratos integrais e, claro, em verduras, frutas e legumes. Por fim, não esqueça de se alimentar de 3 em 3 horas.

Esteja com as vacinas em dia

A amamentação é uma forma de ligação direta entre mãe e filho, portanto, para que a mãe transfira apenas coisas boas e saudáveis para a criança é importante que ela esteja em dia com a saúde e que o calendário de vacinas esteja completo de acordo com o necessário. Algumas delas são:

●Influenza;

●Hepatite B;

●Tríplice bacteriana (dTpa – difteria, tétano e coqueluche).

Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas

Os efeitos das substâncias presentes no álcool e no cigarro chegam rapidamente no organismo da criança amamentada. Por isso, o consumo desses produtos devem ser evitados para não evitar a saúde do bebê.

Descanse

Como já falado, a amamentação intensifica a atividade metabólica da mulher, por isso, ela pode se sentir mais cansada do que o normal. Então é essencial que ela descanse o máximo possível para que isso não reflita na produção de leite.

Cuide dos seios

Machucado nos seios é uma das principais causas que fazem as mães pararem de amamentar a criança antes dela completar 3 meses. Mas isso acontece porque muitas delas não se informaram suficientemente para entender o processo de amamentação que, ao contrário do que imaginam, não é algo instintivo.

Pega correta na amamentação — Foto: Dreamsbaby
Pega correta na amamentação — Foto: Dreamsbaby

É preciso saber que a pega correta é o bebê abocanhar o mamilo e a aréola. É necessário também que a mãe prepare a região sensível antes mesmo da criança nascer.

Dicas rápidas

Veja algumas dicas rápidas e eficientes para cuidar dos seios:

Cuidados essenciais com a região dos seios — Foto: Arquivos Côrtes Villela
Cuidados essenciais com a região dos seios — Foto: Arquivos Côrtes Villela

Esteja em dia com a sua saúde

A amamentação é um canal direto entre mãe e filho. Por isso é importante que a saúde da mamãe seja de qualidade. Para que isso seja garantido, o primeiro ponto é que a mãe esteja com todos os exames e vacinas em dia. Clique aqui e encontre o Laboratório Côrtes VIllela mais próximo de você. Os profissionais vão te orientar quanto às suas pendências com a saúde.


WhatsApp chat