4 dicas para seguir antes de fazer exame de sangue





Confira 4 dicas para seguir no momento de preparação para o exame de sangue, garantindo uma avaliação mais certeira e evitando possíveis alterações nos resultados.

O exame de sangue é um procedimento comumente usado para avaliar a condição da saúde do paciente, identificando possíveis doenças e falta ou excesso de substâncias no organismo. Por se tratar de um método com resultados extremamente importantes, os médicos e clínicas sempre recomendam alguns cuidados que proporcionam uma avaliação mais certeira. Confira quatro dicas que podem ajudar os pacientes a realizarem o exame de sangue sem possíveis alterações nos resultados. 

Quando o jejum de 12 horas é necessário?

O jejum de 12 horas deverá ser feito a partir da orientação do médico. Além disso, o novo consenso estabelece que uma nova medição, a ser feita com jejum prolongado, é necessária quando o nível de triglicérides fora do estado de jejum estiver acima de 440 mg/dL – nível considerado limite para se determinar o risco cardiovascular. Caso o exame de sangue do paciente apresente níveis de colesterol e triglicérides acima do desejável e ele tenha realizado a coleta sem estar em jejum, existe a possibilidade de o resultado ser influenciado pela ingestão de calorias. O médico poderá avaliar se um novo exame feito com jejum de 12 horas é necessário.

O exame que obrigatoriamente requer o jejum mais prolongado passou a ser o de glicose, usado no diagnóstico de diabetes. Para realizá-lo, o paciente deve ficar sem ingerir alimentos por 8 horas. A grande maioria dos outros exames requer jejum entre três e quatro horas.

Atenção ao uso de medicamentos

Caso faça uso de medicamentos, é importante se informar com o médico sobre a utilização ou suspensão durante o período de preparação para o exame de sangue. Além disso, deve-se ter atenção com o uso de remédios como antibióticos, anti-inflamatórios e aspirinas, que podem influenciar nos resultados do exame.

Atividades físicas antes do exame de sangue

Ao se preparar para a realização do seu exame de sangue, evite realizar atividades físicas, dando um espaço de tempo entre dois e três dias. No caso da dosagem de PSA, para diagnóstico do câncer de próstata, recomenda-se evitar também atividades sexuais nos três dias que antecedem o exame.

Evite fumar ou ingerir bebidas alcóolicas

Outro cuidado importante é evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcóolicas no dia anterior ao exame, pois eles podem interferir nos resultados, principalmente nos níveis de glicemia e triglicerídeos. Dê preferência sempre à ingestão de água, em quantidade moderada, deixando de lado outros líquidos que podem influenciar na análise do sangue, como sucos e refrigerantes.

Ao seguir essas dicas, você prioriza sua saúde e recebe uma avaliação mais certeira sobre ela. Como os casos podem variar de paciente para paciente, também é importante procurar a orientação do médico, a clínica ou hospital em que fará o exame, garantindo que o procedimento aconteça sem qualquer alteração.


WhatsApp chat