• Entre em contato (32) 3239-5000
  • Atendimento domiciliar (32) 3311-7770
  • Whatsapp (32) 98834-2423
Entre em contato (32) 3239-5000 facebook.com/cortesvillela
Doação de sangue

Doação de sangue: Por que é tão importante ser um doador





Mais do que ajudar o próximo, a doação de sangue é um ato de amor que pode salvar vidas e, em muitos casos, a transfusão é a única esperança dos pacientes. 

Doação de sangue processo seguro

 

Esse volume é reposto ao organismo em menos de 24 horas e todo o procedimento acontece forma segura garantido a segurança do doador e também de quem recebe.

 

Mitos e verdades

 

O Ministério da Saúde(MS) visando a segurança do doador e de quem irá receber o sangue indica algumas regras básicas para a doação. Todos os candidatos devem passar por um entrevista de triagem, que é realizada por um profissional de saúde, em que são analisados: histórico médico, hábitos e condições de saúde do doador.

 

Após  responder o questionário, o profissional ainda afere os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura, além de realizar o teste de anemia. Somente após essas etapas é que o candidato estará aprovado para a doação de sangue. Um procedimento tão simples e humanitário  que ainda gera muitas dúvidas e receios.

 

– Doar sangue dói

 

Nadinha. O que pode ser incômodo para algumas pessoas é a picada da agulha, que acontece rapidamente. o restante do procedimento é bem tranquilo e sem dor.

 

– Diabéticos podem doar

 

Se a diabetes estiver controlada sem o uso de remédios (como a insulina), e o paciente não apresentar nenhum tipo de complicação vascular, ele pode doar sem problemas. Mas antes, deverá consultar um médico para entender melhor todo o procedimento.

 

– Quem doa pode ficar sem sangue

 

Uma das maiores mentiras sobre a doação, mas que assusta muitas pessoas. A quantidade retirada é muito pequena perto do que o organismo é capaz de produzir e sua reposição acontece em menos de 24 horas.

 

– É possível doar todo mês

 

Infelizmente não. O corpo precisa de um período mínimo para se recompor de todo o processo, para homens a doação é recomendada a cada 2 meses e para mulheres a cada 90 dias.

 

– Gestantes e lactantes não podem doar

 

Para garantir a sua saúde e a de seu bebê, a doação de sangue para as mulheres que estejam amamentando é recomendada apenas 12 meses após o parto. Já para as mulheres no período de pós parto que não estejam passando por essa fase, a doação é recomendada 90 dias após o parto, se ele ocorreu de forma normal e 180 dias se foi cesariana.

 

– Descanso e boa alimentação

 

Sem dúvidas é o principal requisito para um doador. É necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas por  horas antes da doação. A alimentação deve ser leve e sem gordura. Além disso não se deve ingerir bebidas alcoólicas por 24 horas e não precisa estar em jejum.

 

– Idosos podem doar sangue

 

Em 2013 houve um aumento na idade máxima dos doadores de sangue pelo Ministério da Saúde. Atualmente, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar.

 

– O contágio de doenças é maior para quem doa e para quem recebe

 

Graças aos avanços tecnológicos diversos exames são feitos para garantir a segurança do doador e do paciente. Graças à implementação do Teste de Ácido Nucleico (NAT), doenças como HIV, Hepatites B e C são detectadas pelo procedimento que tem capacidade de identificar se a pessoa está contaminada mesmo que haja um curto período entre o dia de contaminação e a doação. Por isso, a doação de sangue é um procedimento totalmente seguro.

 

– O peso pode influenciar na doação

 

Verdade. Pessoas com menos de 50 quilos não podem ser doadoras, mas podem ser ótimas incentivadoras.

 

– Somente uma pessoa recebe o sangue doado

 

O sangue que você doa pode salvar até 4 vidas. Quando colhido o sangue é separado e fornecido de acordo com a necessidade de cada paciente. Com uma doação você pode salvar vítimas de acidentes, gestantes com anemia, pacientes cirúrgicos, hemofílicos e recém-nascidos e diversos outros casos.

 

Por que é importante doar

 

No Brasil existe uma grande carência de sangue nos hemocentros devido à falta de doação.  Atualmente, o percentual anual de doadores, no país varia de 1,76% a 1,78 da população, quando o necessário seria de 3% a 5%.

 

Não faltaria sangue se todos doassem 2x ao ano

 

Além de todos esses motivos existem vários outros que são muito importantes para a doação, são eles:

 

Benefícios doar sangue

 

O Côrtes Villela acredita e abraça a campanha de doação de sangue. Doar é um ato de amor, seja um voluntário e ajude a salvar vidas.

 

Já conhece o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.