cuidados na primavera

Cuidados essenciais com a saúde na primavera





A primavera é considerada a estação mais colorida e florida dentre todas as outras. Mas, mesmo sendo muito bela, essa estação também pode promover alguns contratempos à saúde. Por isso, é indispensável ter em dia alguns cuidados essenciais para o nosso bem-estar. Listamos a seguir alguns deles. Confira:

Contratempos comuns na primavera

Nessa época do ano, as pessoas estão mais propensas ao agravamento de problemas respiratórios e reações alérgicas. Isso porque  é a época em que as flores se reproduzem e, com isso, o pólen se desprende das flores.

A chamada polinização faz com que sintomas que caracterizam alergia, como coriza, coceira no nariz e rinite, apareçam com frequência, uma vez que o pólen entra em contato com as mucosas ativando o processo alérgico. Isso se agrava principalmente nos grandes centros, uma vez que a qualidade do ar fica comprometida.

As doenças também se agravam e contaminam com mais facilidade na primavera porque nessa época a alta temperatura e a umidade do ar se intensificam, o que propicia a proliferação de fungos e bactérias. Logo, é fundamental tomar algumas medidas que são simples mas que podem evitar o surgimento das alergias. Veja algumas delas:

Cuidado com os olhos

O aumento da temperatura e da umidade do ar afeta diretamente o nosso corpo, principalmente a mucosa do olho. É por isso que os casos de conjuntivite são tão comuns nessa época do ano. Para evitar qualquer agravamento, é importante tomar cuidado com a região dos olhos, como utilizar colírio e lavar com soro fisiológico frequentemente. Também é necessário evitar contato das mãos com os olhos.

Atenção na limpeza da casa e das roupas

Um dos hábitos que é importante mudar nesta estação é priorizar produtos de limpeza neutros, sem cheiro e sem cores fortes. Portanto, procure usar pano úmido para limpar a casa e sabão neutro para lavar as roupas. Isso evita o risco de crise alérgica. 

Além disso, também é indicado eliminar o uso de tapetes e carpetes dentro de casa e manter brinquedos de pelúcia guardados.

Mantenha os ambientes arejados

Devido à questão da polinização citada anteriormente que acaba provocando irritação nas regiões respiratórias, é importante deixar ambientes mais abertos para que sejam arejados e tenham contato com o sol. Portanto, procure deixar as janelas abertas por pelo menos 3 horas por dia, para que o ar possa circular pelo ambiente, evitando o acúmulo de grãos de pólen.

Mantenha a hidratação em dia

As elevadas temperaturas e a umidade do ar faz com que a nossa pele esteja em contato constante com ventos, isso faz com que haja um ressecamento natural da pele, deixando-a com aspecto opaco e ressecado. Para evitar essa situação, a alternativa é abusar de hidratantes corporais. Ou seja, procure hidratar a pele, no mínimo, duas vezes ao dia. Além disso, não esqueça de beber muita água e ter uma alimentação saudável e balanceada.

Além desses cuidados, é fundamental estar imune à contaminação de doenças. Para isso, a alternativa mais indicada é estar com a caderneta de vacinas em dia. Procure uma das unidades do Côrtes Villela, nós analisamos sua caderneta sem compromisso. Clique aqui caso queira agendar uma vacina. 


WhatsApp chat