Dia das Mães Côrtes Villela

Dia das Mães: Cuidados com a saúde de quem sempre cuidará de você





A relação maternal é uma das coisas mais bonitas e importantes na vida de alguém, nossas mães são preparadas para amar, cuidar, proteger e estar ao nosso lado pelo resto da vida. É com elas que o nosso primeiro contato com o mundo acontece, nossas primeiras experiências, elas que são nossas amigas, incentivadoras, protetoras, confidentes e, porque não, nossas primeiras médicas?

Elas sabem quando o filho vai adoecer, o que tomar para aliviar uma dor, quando sair de casa com a sombrinha (porque elas sabem que vai chover). Reconhecem uma febre só com o olhar, sabem diferenciar qual é o choro do bebê.  E não precisam de muito para saber tudo isso, não possuem fórmulas mágicas! As mães simplesmente só estão ali, sempre atentas e dispostas a cuidar para que o seu filho cresça feliz e saudável.

Por isso, desde o primeiro momento que uma mulher descobre estar grávida sua vida muda e sua rotina passa a ser cuidar do bebê. No acompanhamento pré-natal elas ficam sabendo todos os cuidados e tudo o que pode ou não ser feito em seu período gestacional.

Pré-natal: Quais os exames devem ser feitos e quais os cuidados com a gestação

O exame pré-natal é a primeira relação de cuidado entre mãe e filho, para isso a mulher deve estar atenta a todas as recomendações médicas durante esse período para que o seu filho nasça saudável e também para que não aconteça nenhuma complicação durante ou pós-parto que possa causar riscos a ela e a vida do bebê.

Esse período de cuidados ocorre durante toda a gravidez e é por meio de consultas e exames laboratoriais que os médicos acompanham o desenvolvimento do bebê e também da saúde da mãe. Dessa forma, é possível detectar qualquer problema que possa causar algum risco a vida de ambos e assim tratá-los e preveni-los da melhor forma possível.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) é importante que os cuidados e recomendações sejam feitos a partir do momento em que a mulher descobre que está grávida. Cuidados com a alimentação, desenvolvimento do bebê, medidas preventivas durante a gestação e até mudanças de hábito são de extrema importância para a saúde da mãe e de seu filho.

A partir daí, uma série de exames são recomendados, sendo o primeiro deles o exame Beta HCG, realizado por meio da coleta de sangue para que a gravidez seja confirmada. Em outros exames ainda é possível também detectar algum tipo de doença que possa causar problemas ao bebê, como as DST’S (doenças sexualmente transmissíveis) que passam para o feto durante a gestação ou até mesmo na hora do parto. Os principais exames são:

Cuidados saúde mãe - Côrtes Villela

Nas gestações de baixo risco, o pré-natal acontece de maneira mensal até o 7º mês de gestação, a partir daí a consulta deve ser realizada de 15 em 15 dias para o acompanhamento da mulher até o período do parto. Já nos casos de gravidez que tem algum risco o pré-natal possui um intervalo menor de acordo com as necessidades de cada caso.

O acompanhamento gestacional feito pelo médico consiste basicamente em uma entrevista para saber ao certo as condições da gestante, exames físicos, determinação do tamanho do útero e também um dos exames preferidos, a ausculta dos batimentos cardíacos do bebê.

Cuidados com a alimentação

 Durante a gravidez, os cuidados com a alimentação também são de extrema importância para a saúde e o desenvolvimento gestacional. O médico faz um acompanhamento do peso da mãe, que não deve ser nem inferior nem superior ao recomendado. Mesmo com as necessidades calóricas aumentadas, a mulher deve ter uma dieta balanceada, evitando o ganho ou a perda de peso que podem causar riscos à gestação.

Além disso, diversas vitaminas são indicadas durante a gravidez, uma delas é o ácido fólico. A ausência de ferro durante esse período pode ocasionar a má formação fetal e problemas graves de saúde para o bebê, já que somente com a dieta a mãe não é capaz de repor as doses de maneira suficiente para ambos, é recomendado o uso a partir do segundo trimestre de gestação até o final.

Imunização durante a gravidez

Outro cuidado de extrema importância para essa fase da vida da mãe e do bebê está no processo de imunização de doenças. Por meio de diversas vacinas, a mulher se previne contra vários tipos de doenças que podem surgir tanto durante a gravidez quanto depois, o que pode gerar riscos sérios a sua saúde e a de seu bebê. A má formação fetal é a consequência mais grave ao bebê e pode ser causada por diversas doenças como: Difteria, Tétano, Coqueluche, Gripe e Hepatite.

Existem hoje, três vacinas que são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) são elas:

Cuidados saúde mãe - Côrtes Villela 2

O Côrtes Villela disponibiliza todas as vacinas indispensáveis para a mulher durante a gestação e também aquelas que são indicadas em ocasiões específicas, como: Hepatite A, Pneumocócicas, Meningocócica Conjugada, entre outras. Fiquem atentos ao calendário de vacinação e sempre consultem um médico.

Vacinas Côrtes Villela

Os principais cuidados após o parto

Mesmo após o período gestacional, a mulher ainda deve tomar muitos cuidados com a sua saúde, para que complicações graves não venham a acontecer. O puerpério, como é conhecido esse período, ocorre de 6 a 8 semanas, e é durante ele que a o corpo da mulher passa por diversas modificações físicas e até psicológicas para que retornem a sua condição antes da gravidez.

Os principais cuidados indicados nesse período são com a higiene, tanto do bebê quanto da mãe para que não ocorra proliferação de doenças e infecções, cuidados com a amamentação, cuidados com o corpo, em caso de cesáreas, curativos e higienização correta no local da cirurgia e evitar atividades físicas.

Assim como durante a gravidez, não consumir bebidas alcoólicas e cigarros, beber bastante líquido e manter a dieta balanceada até que os níveis de vitaminas e proteínas no corpo estejam normalizados.

Saúde da Mulher

O Côrtes Villela acredita que a melhor forma de amar é cuidando da sua  saúde e de toda a sua família. Por isso, para nós, é de extrema importância que todas as mulheres se cuidem independente de estarem grávidas ou não.

Estejam sempre atentas a seus corpos e a sua saúde, faça exames periodicamente e tenham sempre um acompanhamento médico. Nosso laboratório oferece mais de 1000 tipos de exames capazes de auxiliar no diagnóstico e no cuidado e prevenção de doenças.  

Feliz dia das mães!


WhatsApp chat