Catapora Uma doença comum mas que pode deixar marcas

Catapora: Uma doença comum mas que pode deixar marcas





A catapora ou varicela, como é popularmente conhecida no Brasil é causada pelo vírus Varicela-Zóster. Uma das doenças mais comuns na infância, a catapora é altamente contagiosa, principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com ela e também para quem não tomou a vacina.

Sua transmissão pode ocorrer o ano todo, mas há um aumento maior de incidência no período do fim do inverno até a primavera (agosto-novembro), sendo comum o surto em creches e escolas.

Catapora dados MS

Todos estão expostos a essa doença, entretanto a varicela é mais comum em crianças, que em geral aparece de forma benigna e, que quando tratada corretamente, não gera complicações. Já em adolescentes e adultos, o quadro clínico surge de uma forma mais agressiva, com sintomas mais fortes e em maior quantidade.

Catapora: sintomas,  transmissão e tratamento

Os principais sintomas da catapora surgem de 10 a 21 dias após o seu contágio. A sua principal forma de transmissão é por meio do contato com o líquido da bolha que se forma na pele e também por meio da tosse, espirro ou saliva de quem está infectado. Mesmo quando os sintomas nãos e manifestam, a pessoa também pode transmitir a doença.

Além de manchas vermelhas e bolhas pelo corpo, a catapora também causa mal-estar, dor de cabeça, cansaço, perda de apetite e febre baixa.

Bolhas catapora

As infecções secundárias da pele são as complicações mais comuns da doença, pois ao coçar as bolhas, a criança ou o adulto, favorece o surgimento de infecções causadas por bactérias. Essas, por sua vez,  em contato com os ferimentos se alojam na pele podem infectar ainda a corrente sanguínea, provocando infecções sistêmicas e invasivas.

Em casos raros, a doença pode causar complicações graves como o surgimento da pneumonia viral, dificuldade respiratória, queda no número de plaquetas, problemas nos olhos e nos movimentos dos membros superiores e inferiores e em alguns casos, até o desenvolvimento do quadro de encefalite.

Para pessoas com o sistema imunológico comprometido (pacientes em tratamento de câncer ou portadores do vírus da AIDS), o agravamento da doença pode ainda mais perigoso, como o surgimento de edemas cerebrais e até complicações cardíacas. Para entender melhor essas complicações, o paciente deve ficar atento a alguns sintomas que indicam o seu surgimento:

Sintomas catapora

A varicela pode ser contagiosa em qualquer período a partir do seu surgimento, por isso é indicado que os infectados não entrem em contato com outras pessoas, evitando frequentar lugares fechados e o compartilhamento de objetos.

O tratamento da doença é baseado no cuidado dos seus sintomas, com medicamentos recomendados para aliviarem as dores de cabeça, febre e também a coceira pelo corpo.

Cuidados pele catapora

Mitos e verdades sobre a catapora

Mesmo sendo uma doença bastante conhecida pela população, a catapora ainda causa muitas dúvidas, principalmente sobre suas causas e sua transmissão.

A catapora acontece somente em crianças

Mito. A doença acontece mais frequentemente na infância, mas qualquer pessoa pode ser infectado ao longo da vida.

Quem teve catapora pode desenvolver Herpes-Zoster

Verdade. Uma vez infectado pelo vírus a pessoa fica imune a catapora, no entanto o vírus permanece no organismo, possibilitando o surgimento da Herpes – Zoster, principalmente na fase adulta.

A vacina não é indicada para adultos

Mito. A vacina contra a catapora é indicada para todas as idades.

É possível contrair a doença mais de uma vez

Verdade. Apesar de na maioria dos casos as pessoas ficarem imunes, em alguns mais raros a doença pode acontecer novamente, principalmente naqueles em que o sistema imunológico está comprometido.

Se a gestante já teve a doença o bebê está imune

Mito. A imunidade transferida de mãe para filho é garantida apenas nos seis primeiros meses de vida da criança.

Pessoas com catapora podem adquirir pneumonia

Verdade. As principais complicações da catapora, nos casos graves ou tratados de forma inadequada são pneumonia, encefalite e outras infecções.

Gestantes não podem tomar a vacina

Verdade. A vacina contra a catapora está contraindicada durante a gravidez.

A vacinação é a melhor forma de se prevenir

Verdade. A principal forma de prevenção contra a doença é a vacina. Aplicada em duas doses, tanto em crianças quanto em adultos, está disponível em uma fórmula única, específica para a doença, e também na forma tetra viral, que previne também contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

A importância da vacinação contra a doença é reforçada tanto pela Sociedade Brasileira de pediatria (SBP), quanto pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Para ambas, ela é indicada a partir do primeiro ano de vida da criança e suas doses são aplicadas da seguinte forma:

– A partir dos 15 meses, junto com o primeiro reforço da vacina tríplice bacteriana e da vacina contra a poliomielite

– A segunda entre 4 e 6 anos de idade

Em adultos que nunca foram imunizados, a vacina também é aplicada em duas doses, entretanto o intervalo entre a primeira e a segunda é de apenas 4 meses. Existem alguns casos em que a vacina é contraindicada, são eles:

– Gestantes

– Pacientes imunossupressores.

– Pacientes que tenham sido vacinados contra outro tipo de vírus vivo nas últimas 4 semanas.

Além da vacinação, outras formas de prevenção são indicadas. O contato com pessoas infectadas deve ser evitado e também o compartilhamento de objetos e o convívio em lugares aglomerados.

Catapora apos vacinação

Quando não infectado na infância, o adulto corre riscos mais graves ao contrair a doença. Por isso o Côrtes Villela acredita que a vacinação é a melhor e mais eficaz forma de prevenção da doença em todas as idades. Em nossa clínica de vacinação, você encontra as duas opções da vacina e conta ainda com o atendimento de profissionais especializados e capacitados.

cta vacinas Côrtes

Já conhece o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.


WhatsApp chat