Novembro Azul: Autocuidado também é coisa de homem





Mais um mês se inicia e não devemos esquecer de nos cuidar. O autocuidado é fundamental para nossa saúde e isso também é coisa de homem! O Novembro Azul é um movimento e uma campanha global de conscientização a respeito do câncer de próstata.

Esse tipo de câncer é o segundo tipo mais comum entre os homens e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ele causa a morte de aproximadamente 29% da população masculina. E é por isso que o Côrtes apoia esse movimento.

Mesmo com um dado tão preocupante, muitos homens ainda se recusam a realizar os exames necessários para se ter o diagnóstico precoce. E por causa disso a campanha do Novembro Azul foi adotada.

Você sabe reconhecer os SINTOMAS?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, ou quando apresentam, são parecidos com o crescimento benigno da próstata (dificuldade para urinar, vontade de urinar várias vezes ao dia.

Já na sua fase mais avançada, esse tipo de câncer pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em um quadro mais grave, causa infecção generalizada ou insuficiência renal.

IMPORTÂNCIA E PREVENÇÃO

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendado que homens a partir de 45 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqui no Côrtes você pode fazer em qualquer época do ano com a atenção e qualidade que sua saúde merece.

É importante lembrar, também, que existem ações do dia a dia que ajudam na prevenção do câncer de próstata, como: uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Não tenha medo de se cuidar!

EXAMES podem salvar sua vida e o toque é fundamental

O exame do toque, o toque retal, é o mais indicado para identificar alterações que podem ser sinal de câncer de próstata, mas ele também pode avaliar diversas condições como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata). O procedimento é rápido (dura em média 10 segundos), indolor e não traz riscos à saúde.

Conte com o Côrtes sempre!


WhatsApp chat