cuidados com a saúde da mulher

Cuidados com a saúde da mulher devem ir além dos ginecológicos





Você sabia que uma grande parcela das mulheres tem o ginecologista como seu clínico geral? Frequentar regularmente um consultório ginecológico é realmente fundamental, mas é necessário que as mulheres entendam que as doenças que mais afetam a saúde feminina também estão relacionadas a outras áreas da medicina. 

Dessa forma, é necessário que os cuidados com a saúde da mulher vão além dos ginecológicos. Continue a leitura e saiba quais são as principais doenças que afetam o público feminino e quais médicos devem fazer parte do quadro de check up da mulher.

Doenças que mais afetam as mulheres

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças que mais afetam as mulheres estão relacionadas ao coração, além de doenças respiratórias, como bronquite e pneumonia. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) também aparece nos primeiros lugares da lista, assim como a depressão. O câncer de mama e o câncer de colo do útero também apresentam dados alarmantes. 

É por isso que além da ida ao ginecologista, é importante também visitar médicos de outras áreas para monitorar a saúde, de forma geral. É fundamental fazer a mamografia regularmente, assim como fazer o papanicolau para verificar a existência ou não de doenças como sífilis, candidíase e gonorreia, por exemplo. 

Devido à rotina agitada, muitas mulheres deixam de cuidar de si mesmas aumentando a chance do aparecimento de doenças. Afinal, esse cenário faz com que elas só procurem algum médico quando sentem algum desconforto.

Mas vale lembrar que algumas doenças não apresentam sinais prévios e muitas delas podem ser melhor tratadas quando descobertas precocemente. Portanto, nada mais certo do que se atentar aos check ups e fazer visitas regulares aos consultórios médicos, como os indicados a seguir:

 Ginecologista

O acompanhamento com um ginecologista é essencial para evitar problemas com a saúde. Exames como papanicolau e mamografia são feitos por um médico ginecologista, com o intuito de analisar a existência de câncer de colo do útero e câncer de mama, respectivamente. Além disso, é com esse profissional que são feitos os esclarecimentos quanto à vida sexual da mulher. 

Cardiologista

As doenças cardiovasculares estão entre as que mais colocam mulheres como vítimas. Portanto, para se prevenir, é essencial fazer consultas regulares com um cardiologista que vai solicitar exames, além de receitar práticas mais saudáveis para controlar os fatores de risco, como diabetes e obesidade.

Otorrinolaringologista

O médico otorrinolaringologista cuida da audição, da garganta e das vias respiratórias do paciente. Ou seja, ele é responsável por contribuir com o bom funcionamento de sistemas extremamente importantes para nós. Como falado anteriormente, os problemas respiratórios são recorrentes na vida de muitas mulheres. Portanto, é preciso ter também o otorrinolaringologista na sua lista  de check up da saúde.

Outros cuidados essenciais

É claro que os cuidados com a saúde não consistem apenas em frequentar consultórios médicos. É necessário ter no seu dia-a-dia outras preocupações, como por exemplo, comer alimentos saudáveis, praticar atividades físicas, desenvolver hábitos para manter uma boa saúde mental e estar em dia com as vacinas, para estar imune às doenças contagiosas.


WhatsApp chat