Exame Preventivo - Dia da Mulher

Mês da Mulher: O que é o exame preventivo?





O Dia Internacional da Mulher foi comemorado ontem, 8 de março. Como todo ano, a data reforça diversas reflexões em torno do universo feminino e por isso, no post de hoje vamos reforçar a importância dos cuidados com saúde da mulher. Quais são os exames são importantes fazer? Quais doenças podem ser evitadas? Fique ligado às orientações a seguir!

Exame preventivo

O que é?

Também conhecido como papanicolau, é o principal exame ginecológico que toda mulher, a partir de certa idade, precisa fazer.

Como e onde é feito?

O exame é feito no próprio consultório médico e consiste em uma coleta da secreção do colo do útero que é colocado em uma lâmina e enviado para avaliação em um laboratório. O exame preventivo é geralmente indolor, simples e rápido, podendo causar apenas um pequeno desconforto.

Quando?

  • Recomenda-se iniciar :Toda mulher deve fazer o exame de Papanicolaou a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos
  • O exame de Papanicolaou deve ser realizado geralmente 1 vez por ano na ausência de alterações.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), após 2 exames normais a periodicidade poderá ser de 2/2 anos

Prevenção

Mediante a esse exame é possível detectar alterações nas células do colo do útero que possam se transformar em câncer. Tais alterações costumam ser causadas pelo HPV (vírus do papiloma humano). Se células anormais forem detectadas, o ginecologista pode pedir exames mais específicos — como a colposcopia, havendo a possibilidade de se iniciar o tratamento para evitar que a doença pré-maligna se transforme em maligna.

Preparo

Para garantir um resultado mais correto possível, a mulher deve se preparar  48 horas anteriores à realização do exame da seguinte maneira:

  • abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha);
  • evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais (por exemplo, espermicidas)
  • não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve.
  • estar fora do período menstrual

Obs: Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame sem riscos de saúde para ela ou para o bebê.​

Exames complementares

É comum que os médicos peçam também alguns exames alguns outros exames de análise clínica a fim de rastrear algum desequilíbrio do organismo (como anemia, funcionamento da tireóide), ou outras doenças. Confira os principais exames :

  • Colesterol
  • Triglicérides
  • Glicemia
  • Hemograma
  • Avaliação hormonal

(importante para mulheres que desejam engravidar)

Você sabia…

De acordo com o IBGE, a mulher brasileira vive quase sete anos a mais que o homem? Um dos fatores que influencia nesse dado é o fato de as mulheres se preocuparem em cuidar mais da saúde. Enquanto a expectativa de vida dos homens é 72 anos, a da mulher chega a 79.

Você já baixou o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.

Baixe o app Côrtes Villela

 

O Laboratório Côrtes Villela realiza, há 90 anos, uma variedade de exames, desde os mais simples e de rotina, aos mais complexos e específicos. Sempre pronto a atendê-lo, você pode conferir aqui os exames oferecidos. Em caso de dúvidas, fale conosco! Nós estamos à disposição para cuidar da sua saúde.


WhatsApp chat