Conscientização

Agosto Branco: mês de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão

Agosto Branco: mês de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão

O mês de agosto é marcado por datas importantes para a saúde e, uma delas, é o Agosto Branco: mês de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão, a doença oncológica de maior mortalidade no mundo. Mas como prevenir e tratar? Há cura? Confira as formas de evitar o câncer de pulmão saiba qual é o maior inimigo do diagnóstico da doença.

 

No Brasil, o Câncer de Pulmão é o terceiro que mais atinge homens e o quarto que mais atinge mulheres, com cerca de 30mil mortes ao ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Caso os cuidados e a atenção à doença não sejam redobrados, é previsto um aumento de 66,7% dos casos até 2040.

 

Agosto Branco: mês de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão

Agosto foi mês escolhido para marcar a luta contra o câncer de pulmão, trazendo a conscientização e alertando para a prevenção da doença. No 4º dia do mês acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão, criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), aliada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante todo o mês de agosto são lembrados, ao mundo inteiro, os cuidados que devem ser tomados para evitar o surgimento do câncer de pulmão, já que, quando se trata de câncer, a prevenção sempre será a melhor opção, independentemente do local de aparecimento da doença.

 

Causas para o alto número de casos de câncer de pulmão

O aparecimento de tantos casos de câncer de pulmão está diretamente ligado ao estilo de vida, sendo o tabagismo a principal causa do surgimento desse tipo de câncer. A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) afirma que, no Brasil, o percentual de fumantes com 18 anos é de 9,1%, sendo 11,8% entre homens e 6,7% entre mulheres (2021).

Além disso, estudos como o relatório “The Social Determinants of Health and Cancer” (2014), publicado pela Union for International Cancer Control (UICC), mostram que fatores como: cultura, discriminação e classe social influenciam tanto no aparecimento quanto nas chances de cura da doença.

Outras causas principais para o surgimento do câncer de pulmão são:

 

  • Poluição;
  • Infecções pulmonares frequentes;
  • Bronquite crônica e/ou enfisema pulmonar não tratados;
  • Vitamina A em excesso;
  • Histórico de tuberculose;
  • Fatores genéticos.

 

É válido ressaltar que fumantes passivos (pessoas expostas à fumaça do cigarro) e usuários dos chamados “vapes” (cigarros eletrônicos) também estão correndo risco de desenvolvimento de câncer de pulmão. Estudo realizado pela Universidade de Nova York (2019) alerta que o cigarro eletrônico é tão agente causador de câncer de pulmão quanto o cigarro comum.

 

Como prevenir o câncer de pulmão

O estilo de vida pode tanto aumentar quanto diminuir as chances da incidência do câncer de pulmão. É necessário pensar que todo tipo de câncer, bem como outras doenças, pode ser evitado com uma vida saudável e equilibrada. Cuidados simples podem evitar essa doença complexa. Veja:

 

  • Mantenha uma dieta saudável e regrada, com frutas, verduras e legumes, proteínas e bastante água;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Evite a exposição a agentes cancerígenos, desde produtos químicos até alimentos;
  • O mais importante: não fume! Fique longe de qualquer tipo de cigarro, inclusive de forma passiva.

 

O ideal é a prevenção, afinal, o maior vilão da cura do câncer de pulmão é o diagnóstico tardio. Principalmente em fumantes, acostumados com a tosse e o pigarro, sintomas do câncer de pulmão, os casos são descobertos já na forma avançada da doença (75% dos casos), o que aumenta a taxa de letalidade.

Outro fato que impede o diagnóstico é que, quando um pulmão apresenta um tumor, o outro supre, apresentando a falsa sensação de tudo estar bem, impedindo que a pessoa afetada pelo câncer de pulmão procure um médico antes que a doença avance para formas mais graves.

O câncer de pulmão descoberto em sua fase inicial apresenta 59,8% de chance de o paciente estar vivo após cinco anos, segundo a American Cancer Society. A mesma taxa cai consideravelmente quando alcança os linfonodos (32,9%) e, ainda mais, em caso de metástase (apenas 6,3%).

monitoramento da saúde impede que diversas doenças avancem. Conhecer o corpo e ter total controle sobre o que acontece com ele é a principal forma de se proteger. Consultas anuais, check-ups regulares e ter um parâmetro de como o seu corpo reage através do tempo são medidas cruciais para uma vida longa e saudável.

 

O que você tem feito por você?

Faça o acompanhamento da sua saúde e conte com o Côrtes Villela para te ajudar!