Vacina Hib

Vacina Hib: evita meningites e deve ser tomada na infância





A bactéria Haemophilus influenzae tipo b é um dos agentes infecciosos mais perigosos para saúde. Capaz de desenvolver diversas doenças, como inflamação na epiglote, otites, infecções na corrente sanguínea (sepse) e principalmente pneumonia e meningite, quadros mais graves que podem gerar diversas complicações e até mesmo levar à morte.   

Para o Ministério da Saúde (MS), a imunização de bebês a partir da sexta semana de vida é de extrema importância no combate a essa bactéria.

Por isso, a vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é indicada principalmente para crianças, mas também para pacientes portadores de algumas doenças graves.

Como a vacina Hib funciona

Indicada para crianças entre os dois meses e os cinco anos de idade, a vacina Hib, como é conhecida, é preparada a partir de uma proteína presente na bactéria Haemophilus influenzae tipo b. Dessa forma, ela estimula a produção de anticorpos necessários para uma imunização ativa do organismo.

Ela é uma vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização, fazendo parte do esquema de rotina de vacinas de crianças e adultos. Sua composição está presente nas vacinas Penta e Hexavalente – que também previne contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e hepatite B.

Como vacina específica, ela é indicada para casos de doenças graves e pacientes imunodeprimidos por transplante de medula óssea, infecção por HIV, deficiência de imunoglobulinas ou complemento, asplenia anatômica ou funcional (mau funcionamento do baço).

Esquema de vacinação

Por ser um agente infeccioso que afeta principalmente crianças, a vacina é oferecida entre os dois meses e os cinco anos de idade. Confira o seu esquema de imunização:

→ Crianças acima dos dois meses de idade: É indicada entre os dois e os seis meses de vida. Com três doses aplicadas aos dois, quatro e seis meses com um intervalo mínimo de dois meses entre elas. Seguidas de uma dose de reforço ao completar um ano de idade.

→ Crianças com idade entre seis meses e um ano: duas injeções com intervalo de um ou dois meses seguidos de uma dose de reforço um ano após a segunda dose.

→ Crianças de um a cinco anos de idade: dose única.

→ Para pacientes de casos específicos: dose única de acordo com suas necessidades e indicação médica.

A vacina é administrada via intramuscular, ou seja, suas doses são aplicadas por meio de injeções. Por isso, é muito importante que o pai ou responsável esteja atento a possíveis reações.

Contraindicações e possíveis reações

Essa vacina é contraindicada a pacientes que apresentem hipersensibilidade a alguns de seus componentes, crianças abaixo dos dois meses de idade e também gestantes.

As reações mais comuns são aquelas que surgem no local da aplicação, como vermelhidão, dor e o endurecimento muscular. Outras crianças podem apresentar ainda: febre, irritabilidade e sonolência. Porém, esses sintomas são raros e atingem menos de 10% dos vacinados e acontece nas primeiras 24 horas após sua aplicação.

Onde encontrar

Vacina Hib

A vacina Haemophilus influenzae tipo b, é oferecida na rede pública de vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da “Penta Brasil”, uma vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa), que contém também o Haemophilus influenzae tipo b conjugado e  os vírus inativados (mortos) da poliomielite tipos 1, 2 e 3.

Em nossa Clínica de Vacinação, é possível encontrar uma vacina mais completa que combate diversas doenças e que apresenta menos reações ao organismo na fórmula da vacina hexavalente (DTPa-VIP-HB/HIb).

Ela é capaz de imunizar o organismo contra difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite inativada e hepatite B.

A vacina Hib com composição isolada também é oferecida em nossas clínicas Côrtes Villela e é indicada para os pacientes com quadros clínicos que necessitam  da sua aplicação para uma maior imunização do organismo.

Para uma qualidade de vida melhor é de extrema importância que crianças e adultos estejam com o seu cartão em dia.

A vacinação é a melhor e mais eficiente forma de prevenir doenças e cuidar de você e toda sua família.

Você pode encontrar essas e outras vacinas em nossas unidades de Juiz de Fora e região. Nossas Clínicas de vacinação estão em nossa Unidade matriz, na região Central de Juiz de Fora, em Ubá e agora em nossa Unidade de Benfica.

Você já baixou o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.