Jejum para exames dicas e cuidados importantes

Jejum para exames: dicas e cuidados importantes





O jejum é uma das etapas mais importantes para a realização de alguns tipos de exame. Para que o resultado seja preciso e o diagnóstico completo, muitas vezes o paciente precisa seguir exatamente as recomendações para que se faça um jejum ideal.

Listamo aqui dicas importantes para você entender quanto tempo precisa ficar de jejum para cada exame, esclarecer suas dúvidas a respeito de tempo, alimentação e principalmente todos os cuidados necessários para que seu exame seja feito com precisão e qualidade.

Jejum para cada tipo de exame

Muitos exames só podem ser realizados se o paciente tiver feito um período mínimo de jejum. Esse tempo varia de acordo com o que será avaliado. Em alguns casos, o tempo máximo é de 12 horas e em outros, simplesmente não há necessidade de deixar de se alimentar.

Jejum exames

É por isso que seguir o tempo certo de jejum é uma etapa muito importante.

Os principais exames que envolvem esse período de jejum determinado estão relacionados a coletas de sangue para Hemograma completo, Glicemia de Jejum e Lipidograma (colesterol e triglicerídios). Além disso, alguns ainda exigem outros cuidados como evitar o consumo de álcool e tabaco, atividades físicas e seguir uma dieta equilibrada.

– Hemograma compledto: É um dos principais exames realizados para avaliar o estado de saúde geral do paciente. Não é determinado um tempo de jejum específico. Porém, é importante saber que, se o seu sangue será utilizado para outros exames, o jejum será necessário de acordo com cada uma deles.

– Glicemia de jejum (açúcar no sangue): É um dos exames mais simples, e é  utilizado no diagnóstico de diabetes. Seu tempo de jejum ideal gira em torno de 8 a 10 horas.

– Lipidograma (Colesterol e Triglicerídeos): usado para detectar o aumento do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim” ou a diminuição do HDL  o “colesterol bom” e ainda o aumento dos Triglicerídeos. Ele também aponta uma série de outras doenças e auxiliam na avaliação geral de pacientes. Para esses casos, o jejum geralmente é de 12 horas.

Já o exame que mais sofre influência com base no jejum é a dosagem de Triglicerídeos, em que a pessoa deve passar obrigatoriamente por 12 horas de jejum, não podendo ser mais ou menos o tempo para se fazer esse exame.

Abaixo, listamos ainda outros exames importantes e qual o tempo de jejum para cada um deles.

Lista exames jejum

É importante ressaltar ainda que muitos desses exames podem ser realizados ao mesmo tempo, por isso, a indicação médica é de extrema importância para determinar o tempo de cada um deles. Qualquer dúvida, procure sempre informação com um profissional capacitado e fique atento a todas as recomendações.

Tempo de jejum: Nem mais, nem menos

O jejum para exames determina sempre um tempo mínimo para sua realização, mas ficar tempo demais também pode ser prejudicial para o diagnóstico. Por exemplo: quanto maior for o período que você ficar sem se alimentar, menos açúcar você terá no sangue.

Isso, influencia diretamente no diagnóstico do exame de glicemia para diabetes e também de vários outros exames.

Siga sempre as orientações médicas e nunca deixe de consultar um especialista caso tenha dúvidas. A realização de muitos exames é fundamental para a avaliação do estado de saúde de cada paciente. Por isso, fique atento e jamais ultrapasse um tempo  maior que 14 horas de jejum.

Pode tomar água?

Uma das principais dúvidas relacionadas ao jejum é se o paciente pode ingerir água durante este período. Para exames de sangue, o consumo de água não é contra indicado, desde que seja feito moderadamente. Só em exames mais complexos, como os de urina, o consumo de água não é recomendado.

Cigarros e bebidas alcoólicas

O cigarro deve ser evitado por até 24 horas antes da realização do exame. Principalmente se ele for um teste de Agregação Plaquetária, Curva Glicêmica (TOTG – Teste Oral de Tolerância à Glicose), Teste Ergométrico (de Esforço) ou uma Prova de Função Pulmonar.

Já o álcool não deve ser consumido por até 3 dias antes da realização do exame. Principalmente no exame de contagem dos Triglicerídeos, quem tem seu valor falsamente alterado com o consumo de bebidas alcoólicas.

Diabéticos e outros doentes crônicos

Para esses pacientes, é necessário sempre uma indicação médica para cada tipo de jejum a ser feito. Alguns exames não exigem o jejum, caso você já tenha o diagnóstico de Diabetes. É importante sempre tomar os cuidados necessários para o controle da doença e para uma qualidade de vida.

Uso de medicamentos interfere?

Não. Se o médico não indicou a interrupção de nenhum medicamento, ele deve ser tomado normalmente. O paciente só deve ficar atento se esse medicamento for tomado juntamente com a alimentação.

E depois que o exame é feito?

Após a realização de cada exame, o paciente deve e pode voltar para sua rotina normal. Respeitando sempre suas limitações, a alimentação pode ser retomada assim que possível e os exercícios físicos moderados por até um dia. Não existem contra indicações para a realização do jejum em exames, mas é sempre bom procurar indicação de médicos, especialistas  profissionais capacitados.

Já conhece o nosso app?

A partir de agora você pode acessar os resultados de  seus exames laboratoriais sem precisar sair de casa. Com o aplicativo Côrtes Villela, disponível na Google Play e Apple Store, o laboratório oferece os seus principais serviços para você com comodidade e segurança.