Exame

Entenda o que significam os marcadores de Hepatite B no exame de sangue

Entenda o que significam os marcadores de Hepatite B no exame de sangue

A Hepatite é uma doença com vertentes de vírus distintos, como a Hepatite B ou C. Por serem, muitas vezes, silenciosas, estas doenças podem ter diagnósticos tardios e só podem ser prevenidas por meio da vacinação. São conhecidas por esse nome, as infecções que atingem o fígado podendo ser de leve a grave.

Sem apresentar sintomas de imediato, a hepatite pode se manifestar com sintomas específicos como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Entre os tipos de hepatite, como no caso da hepatite B, detalhes podem confundir os pacientes na hora do resultado dos exames. Entretanto, marcadores no sangue estão presentes para ajudar na identificação e no tratamento. 

Os vírus responsáveis por causar a hepatite são nomeados de A, B, C, D e E. As diferenças entre eles podem alterar o tratamento, então, é importante entender cada variação para assim, ter um diagnóstico precoce.

 

Você já recebeu um exame de sangue para avaliar o resultado e ficou confuso?

Embora tenhamos muitas variáveis de hepatite, um diagnóstico precoce é fundamental para que a qualidade de vida dos portadores da doença possa ser positiva. Por mais que existam tratamentos eficazes para doença, receber um diagnóstico de Hepatite pode gerar confusão sobre suas formas de tratamento.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a incidência maior de contaminação é pela Hepatite B. Para diagnosticar esse tipo de infecção, é necessário realizar uma triagem através de um teste laboratorial ou teste rápido.

No entanto, por existirem vários tipos de marcadores, com o diagnóstico positivo, você deve realizar exames complementares para a pesquisa de outros marcadores e assim, detectar a carga viral exata do seu problema.

 

Quais são os marcadores de Hepatite B?

Os marcadores são anticorpos que se manifestam no sangue para identificar em que estágio está a doença. É através deles que o acompanhamento para o tratamento é feito com mais precisamente..

Antes mesmo de entender em qual estágio o vírus se encontra, é preciso identificar através dos marcadores se o paciente realmente apresenta quadro de HBV, ou seja, é necessário uma triagem para identificação. Podemos dividir estes marcadores em duas categorias:

 

Marcadores de Triagem da Infecção

HBsAg e Anti-HBc Total: Estes são os marcadores que vão identificar se a infecção é atual, ou seja, se está presente no corpo ou não. Eles devem ser solicitados na suspeita da infecção.

No entanto, estão presentes também durante o acompanhamento da infecção.

 

Marcadores de Acompanhamento da Infecção

HBsAg: Este é o primeiro marcador sorológico a aparecer na infecção aguda, em torno de quatro semanas após a exposição ao vírus, declinando a níveis indetectáveis em até 24 semanas.

Anti-HBc Total: O Anti- HBc é utilizado na triagem para detectar tanto, o anticorpo IgG quanto, o anticorpo IgM. Por isso, diante do resultado reagente, é importante definir se é devido aos altos títulos de IgG (imunidade por infecção passada) ou de IgM (fase aguda).

Anti-HBc IgM: Este é um marcador de infecção recente, ele é encontrado no soro em até 32 semanas após a infecção. Porém, esse marcador pode também estar presente na fase crônica quando ocorrer a reagudização da infecção.

Anti- HBc IgG: É o marcador de infecção passada que caracteriza o contato prévio com o vírus, permanecendo por toda a vida nos indivíduos que foram contaminados pelo vírus da hepatite B.

HBeAg: Caracteriza a fase da replicação viral e, quando reagente, indica alta infecciosidade.

Anti-HBe: Surge após o desaparecimento do HBeAg e indica o fim da fase de replicação viral.

Anti-HBs: Este é o anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. É o único anticorpo que confere a imunidade contra o VHB. Este marcador está geralmente presente entre a primeira e a décima semana após o desaparecimento do HBsAg e indica imunidade ativa (contato prévio com o vírus ou resposta à vacina), ou na imunidade passiva (quando há o uso da imunoglobulina anti-hepatite B ou transferência de anticorpos maternos durante a gestação.

O Côrtes Villela reforça a importância de cuidar de você.

Por isso, para maiores dúvidas, entre em contato com a gente pelo whatsapp (32) 98834-2423 ou por telefone (32) 3311-7770.