Exame

Teste de Anticorpos Neutralizantes

Teste de Anticorpos Neutralizantes

O teste de anticorpos neutralizantes para Coronavírus está disponível no Côrtes Villela. Esse é um teste de sorologia recomendado para aqueles que desejam saber se já foram expostos anteriormente ao vírus SARS-CoV-2 e quais são os níveis destes anticorpos que estão presentes no organismo.

 

PARA QUE SERVE?

O teste de anticorpos neutralizantes foi aprovado pela Anvisa e FDA e validado internamente pela Dasa. Ele tem como objetivo analisar se o indivíduo possui anticorpos capazes de neutralizar a entrada do SARS-CoV nas células, podendo evitar a replicação viral.

A produção dos anticorpos neutralizantes pode ocorrer tanto após infecção natural pelo SARS-CoV-2 quanto após a vacinação contra COVID-19.

 

COMO O EXAME É FEITO?

O exame é realizado através de uma simples coleta de sangue. A amostra é levada para análise em laboratório, onde é utilizado um reagente que imita a estrutura do receptor que o vírus usa para se ligar e entrar na célula humana, sendo assim capaz de analisar especificamente se há presença de anticorpos neutralizantes e a quantidade deles no organismo.

 

PARA QUEM É INDICADO?

O exame é indicado para todos aqueles que acreditam que já foram expostos ao SARS-CoV-2 há mais de 21 dias.

 

QUAIS AS VANTAGENS?

As principais vantagens do teste de anticorpos neutralizantes são:

  • Alta Sensibilidade: 98,7% em pacientes com mais de 14 dias desde o início dos sintomas.
  • Alta Especificidade: 96,5%
  • Concordância versus ensaio de neutralização VNT: 100%, quando utilizado a limiar de reatividade de 20% como taxa de inibição para o resultado do teste.

 

É NECESSÁRIO PEDIDO MÉDICO PARA AGENDAR?

 

O pedido médico só é necessário caso o exame seja feito via convênio médico. Se for particular, o pedido não é necessário.

Conte com o Côrtes Vilela para cuidar de você! Agende seu exame.